Secretário de Alto Rendimento do Ministério do Esporte visita CTE e diz que está encantado com o Centro | EEFFTO - UFMG

22/03/2017 | 14:49

O ex-nadador e atual secretário de Alto Rendimento no Ministério do Esporte, Luiz Lima, esteve no Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG, na manhã desta quarta-feira, 22 de março. A visita teve como objetivo apresentar toda a infraestrutura do local e o trabalho desenvolvido no Centro. Além da equipe de apoio do secretário, também esteve presente a gestora do Instituto César Cielo e mãe do nadador César Cielo, Flávia Cielo.

O secretário disse que ficou surpreso com o que viu e afirmou que o CTE é um grande centro olímpico de treinamento. “Estou surpreso e encantado, gostaria que tivéssemos várias 'UFMGs' pelo país, pois esse é um grande potencial para alcançar resultados mais significantes para o esporte”, diz Luiz.

Secretário Luiz Lima durante conversa com a equipe CTE na sala de Treinamento de Força
Secretário Luiz Lima (à frente, de preto) e equipe CTE/UFMG na sala de Treinamento de Força

O diretor do CTE e professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, Luciano Sales Prado, guiou a visita junto aos diretores da Escola, Sérgio Teixeira da Fonseca e Herbert Ugrinowitsch. Além de conhecer toda a infraestrutura para treinamentos e parte da equipe de docentes e profissionais que compõe e participa do trabalho cotidiano realizado no CTE, Luiz Lima também conversou com atletas que treinam no local, como a nadadora Joanna Maranhão e o judoca Luciano Corrêa.

Luiz Lima também tem trajetória na natação e encontrou a colega de modalidade, Joanna Maranhão

De acordo com o diretor do CTE, Luciano Sales Prado, a visita de um representante do esporte de Alto Rendimento dentro do Governo Federal significa que os holofotes nacionais estão voltados para o centro de treinamento. “Nós estamos chamando atenção, isso significa que estamos nos  tornando prioridade no atendimento do Governo Federal e Estadual, isso é muito importante para que a UFMG como um todo alcance um nível cada vez melhor”, explica Luciano.

Luciano Sales Prado durante reunião de apresentação do CTE

Para o diretor da EEFFTO, Sérgio Teixeira da Fonseca, a visita de Luiz Lima  representa mais que uma prestação de contas ao Estado. “Ele está aqui para ver o resultado de todos os investimentos feitos no projeto de incentivo ao esporte, que temos há quatro anos com o Ministério do Esporte. Essa oportunidade é também um retorno para a sociedade. Toda a equipe do secretário está maravilhada com a estrutura que encontrou”, afirma o diretor.

Após ouvir e participar de uma apresentação sobre todos os projetos do CTE, o secretário fez questão de nadar na piscina do parque aquático do centro. Luiz Lima postou um vídeo em sua página oficial do facebook, ao lado dos diretores da EEFFTO e elogiou tudo que conheceu pela manhã. Assista aqui.