Paratleta do CTE conquista medalha de ouro no Parapan 2017 | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Paratleta do CTE conquista medalha de ouro no Parapan 2017

27/03/2017 | 13:41

Os Jogos Parapan de Jovens de 2017 ocorreram entre os dias 19 a 25 de março, no Anhembi em São Paulo. O evento teve como objetivo desenvolver o esporte paralímpico nas Américas e contou com uma notável evolução dos atletas em relação aos anos anteriores. Entre os 800 atletas participantes, estava Marcel Martinez Carrato, de 18 anos, atleta do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG.            

 

Marcel a direita acompanhado pelo presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons

                                     

Com sua melhor marca de 1,83m, Marcel foi medalha de ouro no salto em altura na categoria T44. Essa categoria se aplica para deficientes físicos que tenham sofrido amputação do joelho para baixo ou atletas com a função de andar moderadamente reduzida em uma ou ambas as pernas. Marcel possui uma das pernas mais atrofiada do que a outra, o que dificulta a locomoção.

 

Ao centro, Marcel com a medalha de ouro conquistada no salto em altura

Além do salto em altura, Marcel foi campeão em outras duas modalidades, 100 metros e salto em distância, em que era o único competidor de sua categoria, não garantindo medalhas. Mesmo tendo alcançado boas marcas, o atletla afirmou não estar satisfeito com o resultado. “Eu sei que poderia ter feito melhor, não foram minhas melhores marcas”, relata.

Marcel (a esquerda), se sagrou Vice Campeão Mineiro de Salto em Altura no campeonato Estadual SUB20, pelo qual ele competiu com não deficientes

O atleta diz que visa à participação nas Paraolimpíadas, além do campeonato mundial de jovens e adultos. Ele considera os eventos menores, como o Parapan, essenciais para o desenvolvimento dos paratletas. “É muito importante participar de eventos como esse para ganhar, além de experiência, visibilidade”, afirma.