Em retorno de turnê internacional, Sarandeiros apresenta espetáculo em Belo Horizonte | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Em retorno de turnê internacional, Sarandeiros apresenta espetáculo em Belo Horizonte

02/05/2017 | 13:51

Por Isabelly Morais

Um dos principais espetáculos do Grupo Sarandeiros, conjunto pertencente à Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, o "Dança Brasil" vai ser apresentado pelo grupo no próximo domingo, 7 de maio, às 19h, no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

A equipe desembarca na capital mineira na noite desta terça, 2 de maio, depois de quase duas semanas em uma turnê no México. O Grupo Sarandeiros apresentou, no Festival Internacional de Dança Folclórica "Los Colores del Mundo", o mesmo espetáculo que traz mais uma vez para Belo Horizonte. O conjunto, no entanto, tem novidades. 

"O trabalho [que será apresentado no Palácio das Artes] tem duas coreografias inéditas que levamos para o México, onde uma delas é um quadro de samba e capoeira que montamos especialmente para as viagens internacionais. Ele nunca foi apresentado no Brasil", comentou o diretor do Sarandeiros e professor da EEFFTO, Gustavo Cortes.

Turnê internacional no México foi a 15° do Grupo Sarandeiros (Foto: Reprodução/Facebook)

O espetáculo foi inspirado no livro "Dança Brasil", cuja autoria é de Gustavo Cortes. A obra foi publicada em 2000, pela Editora Leitura, e reúne mais de 300 festas pesquisadas em todo o território nacional. "O livro trabalha com ciclos festivos do Brasil, como o carnavalesco, o junino, as festas em homenagem à figura do boi, que pode estar em todos os ciclos, e o ciclo natalino", descreveu Gustavo.

Segundo o diretor do Sarandeiros, o foco do espetáculo é mostrar as manifestações regionais existentes no país e também as principais características das festas e das danças brasileiras. Os ingressos custam R$15,00 (meia) e R$30,00 (inteira), podendo ser adquiridos por meio do acesso a este link ou ainda nas bilheterias do teatro.

Mais informações sobre as atividades do Sarandeiros podem ser acompanhadas na página do grupo no facebook.

Foto: Reprodução/Facebook