X Mostra de TCCs da educação física apresenta 35 trabalhos na EEFFTO | EEFFTO - UFMG

X Mostra de TCCs da educação física apresenta 35 trabalhos na EEFFTO

27/06/2017 | 15:26

O trabalho de conclusão de curso é o momento em que o aluno aprofunda seus conhecimentos na pesquisa acadêmica e encerra um ciclo. Pensando em potencializar isso, o curso de educação física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG promoveu a X Mostra de TCCs da Escola, ocorrida no dia 26 de junho.

Durante uma programação que começou às 8h e só terminou às 16h, o evento contou com a apresentação de 35 trabalhos de alunos da graduação em licenciatura e bacharelado. Foram onze áreas diferentes de conhecimento: educação física escolar, história, psicologia, comportamento motor, biomecânica, gestão, lazer, atividade física e saúde, fisiologia e treinamento.

A mostra era aberta para estudantes de qualquer período Foto: Jéssica Romero/Assessoria EEFFTO

O professor do Departamento de Esportes Gibson Moreira, foi o organizador dessa décima edição, que é fruto de seu trabalho com a disciplina “Seminário de Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso”.

“A maioria dos alunos tem pouca experiência em estar à frente de uma banca expondo um trabalho para avaliadores e público. A mostra cumpre esse papel de experiência pessoal e de formação, além de poder dar um feedback para eles fazerem ajustes antes de entregar a versão final”, afirmou Gibson.

Gibson ministrou a disciplina de orientação de TCC pela primeira vez  Foto: Jéssica Romero/Assessoria EEFFTO

Dentro da temática de lazer, a estudante de bacharelado em educação física Camila de Rezende, apresentou um tema que é considerado “tabu” dentro de sua área. Com o trabalho “A visão dos estudantes de educação física da UFMG a respeito da atividade sexual em sua formação e profissão”, ela discute como a educação sexual está presente nesse grupo durante as fases da vida, pessoal e profissionalmente.

Uma das dificuldades enfrentadas por Camila ao investigar o tema foi a falta de bibliografia. A ausência de pesquisas que legitimem a educação sexual como conteúdo de formação integrado à educação física revelou a necessidade do estudo. Parte da metodologia usada foi um questionário aplicado a cerca de 60% dos alunos a partir do terceiro período do curso.

Camila de Rezende escolheu o tema por ser um incômodo pessoal e acadêmico Foto: Jéssica Romero/Assessoria EEFFTO

Uma das conclusões percebidas através das respostas do grupo foi a falta de entendimento sobre esse conteúdo estar associado ao campo de conhecimento da educação física. Além disso, outros aspectos sobre como os jovens estudados enxergam a atividade sexual também estiveram na pesquisa. Para compreender a formação informal (meios que não sejam escola ou universidade) dessas pessoas, ela usou alguns recortes na pesquisa. O recorte de gênero, por exemplo, foi um deles.

“Pude concluir que grande parte da mostra pesquisada tem uma trajetória de educação sexual defasada durante a vida. A falta de abertura para informação é ainda mais presente entre a formação das mulheres”, explicou a estudante.

As bancas aconteceram simultaneamente e além da presença dos avaliadores, o público da Escola também pôde acompanhar as defesas. A graduanda do 6° período de educação física Ana Carolina Alves de Oliveira, ainda não está em fase de conclusão do curso, mas esteve presente na Mostra prestigiando os trabalhos de seu interesse.

“Gostei principalmente de ouvir as ponderações dos professores nas avaliações, pois trazem novas perspectivas para os TCCs, e contribuíram também para montagem do meu trabalho que já está em curso”, disse ela.

Ana Carolina está estudando aspectos do senso comum e da realidade social de professores de artes marciais Foto: Bruna Peconick/Assessoria EEFFTO

Com a sala de aula lotada, o concluinte da licenciatura Tiago Fernandes da Silva apresentou seu TCC “Professores de Educação Física Iniciantes e Resiliência Docente”. O trabalho investiga os dilemas e desafios enfrentados pelos professores de educação física em início de carreira.

A pesquisa trouxe o debate sobre o conceito de resiliência em diferentes contextos e a forma como essa característica se faz presente no cotidiano dos professores. Parte da metodologia utilizada por Tiago foi uma série de entrevistas com dois docentes em exercício (um homem e uma mulher) e formados pela EEFFTO.

Tiago da Silva escolheu o tema pela vontade de estudar educação física escolar Foto: Jéssica Romero/Assessoria EEFFTO

“Eu tinha muita dificuldade em escrever na linguagem acadêmica, mas as conversas com os entrevistados me ajudaram a fazer o dialogo com a teoria e comprovaram o que eu queria mostrar”, disse Tiago.

Segundo as conclusões do TCC, a capacidade de ser resiliente está fortemente ligada à desistência ou permanência dos iniciantes na profissão. Além disso, a pesquisa abordou aspectos que discutem o exercício docente através de seu caráter humano e não só técnico.