Projeto Educação Física para a Terceira Idade da EEFFTO promove campanha de vacinação contra gripe | EEFFTO - UFMG

30/06/2017 | 16:40

A Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG recebeu nesta quinta-feira, 29 de junho, uma campanha de vacinação contra a gripe.  A atividade foi organizada pelo Projeto Educação Física para a Terceira Idade em parceria com o programa “Meu Vizinho Pardini”, do Laboratório Hermes Pardini.

A ação aconteceu entre 14h e 17h e teve como público alvo  idosos, alunos, servidores docentes e servidores técnico-administrativos da EEFFTO. Foram distribuídas 150 doses da vacina contra a gripe. De acordo com o professor coordenador do projeto, Franco Noce, a realização desta campanha é uma prova de que parcerias entre empresas privadas e a universidade são possíveis e devem ocorrer.

Franco Noce espera que outras empresas tenham o mesmo interesse que o Hermes Pardini
(Foto: Iago Proença/Assessoria da EEFFTO)

Segundo o docente, com o passar dos anos o projeto tem evoluído no que diz respeito à aproximação com o publico externo. "Estamos chamando a atenção de organizações  como o laboratório Hermes Pardini, que é uma empresa que trabalha com um publico alvo muito parecido com o nosso e tem valores semelhantes como a promoção da saúde e qualidade de vida”, comentou.

Essa relação estabelecida pela empresa e o projeto da EEFFTO também foi enaltecido pela biomédica do laboratório Hermes Pardini Ludimila Guimarães Gullar de Oliveira. “É muito importante para nós, profissionais da saúde do Hermes Pardini podermos contribuir, especialmente para os idosos e também para os alunos e pessoas que precisam mais do contato com a prevenção das doenças”, afirmou.

Ludmila Guimarães explica que mesmo gripada, a pessoa pode ser vacinada
(Foto: Iago Proença/Assessoria EEFFTO)

Durante a campanha a equipe do laboratório também aproveitou para esclarecer dúvidas que quem chegava para a vacinação.  Entre as perguntas mais frequentes estava o mito de que quem toma a vacina acaba gripando como reação, mas os profissionais explicaram que não é bem assim.

“Não existe essa situação.  O que pode acontecer é a pessoa se resfriar, mas  é uma coincidência, essa é uma vacina produzida com o vírus morto, então ele não tem o poder para fazer a manifestação da gripe”, afirmou  biomédica.

“Se fosse assim, a vacina  não estaria apta e não seria uma boa opção para os idosos e nem para os imunossuprimidos, que é a maioria do público-alvo  atendido pela campanha do Governo Federal”, revelou Ludimila.

A participante do projeto Educação Física para a Terceira Idade Sueli de Oliveira Carvalho, aproveitou o dia de vacinação na EEFFTO para colocar a cartela em dia. Ela comentou ainda sobre sua participação nas atividades oferecidas pelo projeto. “Eu acho muito bom, pois muitas vezes algumas pessoas não tiveram a chance  durante a campanha oficial para se vacinar, então essa foi uma ótima oportunidade para participar”, comentou a aposentada.

Sueli Carvalho revelou ter recuperado de um resfriado a poucos dias
(Foto: Iago Proença/Assessoria EEFFTO)

As campanhas organizadas pelo Projeto Educação Física para a Terceira Idade da EEFFTO conta com todo apoio e empenho da equipe técnica do projeto, que conta com alunos da Graduação e Pós-Graduação dos cursos de Educação Física e Fisioterapia da Unidade.