Pesquisa orientada por professor da EEFFTO recebe Menção honrosa da 69ª Reunião da SBPC | EEFFTO - UFMG

11/08/2017 | 11:20

Por Bruna Peconick

A UFMG foi palco da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entre os dias 16 e 22 de julho. A Reunião contou com diversas atividades, entre elas uma sessão de pôsteres, que garantiu menções honrosas e prêmios aos expositores. Dentre os quatro trabalhos da Universidade que receberam menções, está a pesquisa realizada pelo professor do Departamento de Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) Guilherme Lage e do fisioterapeuta Lucas Bicalho.

O tema da pesquisa foi “Análise da interação entre a depressão e o envelhecimento sobre o controle motor” e, de acordo com Lucas, o trabalho foi divido em duas etapas. “Basicamente avaliamos a destreza manual de idosos com e sem sintomas depressivos . Observamos associações contextuais  entre a intensidade dos sintomas com o controle do movimento”, contextualizou.

Além disso, Lucas contou que profissionais e estudantes de diversas áreas tiveram interesse no assunto, já que depressão, envelhecimento e habilidade motora não são temas relacionados exclusivamente à educação física e à fisioterapia.

Lucas Bicalho realizou seu mestrado em São Paulo e pretende ingressar no doutorado da EEFFTO Foto: Bruna Peconick/Assessoria EEFFTO

Desenvolvendo o projeto há seis anos, Guilherme contou que o artigo já será publicado em uma revista nacional chamada Motriz, e que essa é a última fase do processo da pesquisa. “Normalmente o processo de pesquisa é muito longo mesmo até chegar na publicação. Ficamos surpresos pelo produto que a pesquisa se tornou. Não tínhamos expectativa de receber esse olhar diferente do congresso - que é super importante no Brasil”, disse. Além disso, o docente demonstrou seu orgulho pela parceria com Lucas. “É importante para o currículo de um aluno. Destaca e mostra um momento importante na formação dele. Eu como professor fiquei muito orgulhoso pela menção e pela motivação criada. A expectativa agora é para que o artigo saia e ele garanta a vaga no doutorado na EEFFTO, em Ciências do Esporte”, declarou.

Guilherme Lage iniciou a pesquisa na Universidade FUMEC, em 2011 Foto: Bruna Peconick/Assessoria EEFFTO

Confira aqui o pôster apresentado