Projeto Social de Joanna Maranhão, Emancipa Esporte, abre vagas para estágio na área de natação | EEFFTO - UFMG

17/08/2017 | 11:07

Por Jéssica Romero

O projeto social Emancipa Esporte está em busca de estudantes de educação física para seu processo seletivo de estágio em natação. Para participar basta ter cursado a disciplina de natação e ser morador de Belo Horizonte ou região metropolitana. As inscrições estão sendo feitas no site do projeto até o dia 20 de agosto e os selecionados receberão acompanhamento e certificação da atleta e medalhista Joanna Maranhão. As aulas serão ministradas no Clube da Caixa APCEF/MG-Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal de Minas Gerais, no bairro São Luiz.

Sobre o Emancipa Esporte

A Rede Emancipa é um movimento social de educação popular que, desde 2007, constrói um importante trabalho voltado para a educação de jovens de escolas públicas, procurando construir uma educação crítica e engajada. As aulas são ministradas voluntariamente por professores já formados e estudantes universitários.

O Emancipa Esporte, nasce em Belo Horizonte, comandado por dois grandes nomes do Esporte Brasileiro. Na modalidade da natação é coordenado pela nadadora Joanna Maranhão, até hoje dona do melhor resultado na natação brasileira feminina em olimpíadas e recordista do ranking brasileiro em 8 provas olímpicas, tanto na piscina curta, quanto na piscina longa, tida pela crítica especializada como a mais completa atleta da história da natação brasileira.

Já a modalidade do Judô, será coordenada pelo campeão mundial Luciano Corrêa, o segundo brasileiro a ganhar um título mundial no esporte. Sendo 1º lugar no Campeonato Mundial de Judô – 2007 (RJ), Campeonato Brasileiro de Judô Sênior – 2006,  III Troféu Brasil Interclubes de Judô – 2004, 2º Lugar: Campeonato Mundial de Judô por equipes – 2007, 3º Lugar: Campeonato Mundial de Judô – 2005 (Cairo), Medalha de Bronze no Pan-americano – 2007 (Rio de Janeiro), Medalha de Ouro no Pan-americano – 2011 (Guadalajara) e Medalha de Ouro no Pan-americano – 2015 (Toronto).

O projeto nasce com o conceito inicial de olhar para toda a cadeia produtiva do esporte, como forma de realizar um fomento sustentável, duradouro e de resultados expressivos no curto e principalmente no médio e no longo prazo.

Prioriza uma educação libertadora, que ofereça o máximo de instrumentos para que os atletas pensem as suas realidades de maneira crítica e emancipadora. Juntos, construímos um projeto político-pedagógico que vai além da modalidade esportiva, formando atletas para vida, com uma série de palestras em diversos temas, como: projeto de vida, higiene, nutrição, pedofilia, sexualidades e relações de gênero, diversidade étnico-racial, drogas e redução de danos, entre outros, visando combater influências sociais que possam prejudicar a formação destes atletas.