Parceria inédita traz professor japonês para banca de mestrado do PPGCE | EEFFTO - UFMG

Parceria inédita traz professor japonês para banca de mestrado do PPGCE

18/08/2017 | 12:50

Por Felipe Werneck

A Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, recebeu no dia 11 de agosto sua primeira banca do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte (PPGCE) com participação direta de um professor estrangeiro. Takanori Ishii, da Universidade de Ryotokuji, no Japão, estava presente via skype, e compôs a banca ao lado dos professores Franco Noce e do orientador do trabalho Márcio Vieira, ambos da Pós-Graduação em Ciências do Esporte.

A tese intitulada “Efeitos da faixa de amplitude de conhecimento de performance na aquisição de uma habilidade motora do Judô”, estava na linha de pesquisa de Aquisição, Controle e Adaptação de Habilidades Motoras ao Longo da Vida e foi defendida pelo aluno Cléber Lopes. De acordo com ele, é também a primeira vez que os efeitos de um arranjo de faixa de amplitude foram investigados na aprendizagem de uma modalidade esportiva de combate.

Cléber apresenta defesa enquanto o professor Takanori participa via skype
Foto: Márcio Vieira/ Arquivo Pessoal

"Esperamos que os resultados dessa pesquisa possam beneficiar estudantes de educação física e Ciências do Esporte, professores de educação física, treinadores, atletas e todos aqueles que se interessam pelo conhecimento interdisciplinar e aprofundado acerca dos efeitos do treinamento esportivo e dos fatores determinantes do desempenho humano" afirmou.

O primeiro passo foi a realização de um planejamento onde foram detalhadas questões metodológicas como: forma de condução do projeto; amostra, medidas, instrumento e coleta; para, então, ter o projeto submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFMG. No momento seguinte, foram contatados pesquisadores com experiência em estudos com modalidades esportivas de combate.

Um dos convidados  a contribuir foi o professor Emerson Franchini da escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFFE-USP), grande referência na área de esportes de combate. Ele atuou e colaborou na pesquisa como parecerista externo. Outro convidado foi o professor Takanori Ishii, que atuou e colaborou como membro da banca julgadora.

Takanori é um dos grandes nomes internacionais no tema abordado pela pesquisa de Cléber e impressionou a banca com a sua simplicidade e humildade.

“O professor tem doutorado numa afim a Ciências do Esporte pela Universidade de Tsukuba, trabalha na Universidade de Ryotokuji, é membro da Federação Internacional de Judô, membro da Kodokan e da Federação Japonesa de Judô. Tem inúmeras publicações em periódicos científicos de renome internacional e é um aficionado com o Judô. Ele foi contatado por nós no momento das Olimpíadas e logo fez um parecer sobre o trabalho. Se mostrou muito interessado e prontamente aceitou participar da banca”, explicou Márcio, bastante satisfeito com parceria.

Além da presença do Professor Takanori, a defesa ainda contou com a contribuição das professoras Miyuki Iwazaki, Kimiyo Haratani Miyamoto e do professor Tsuyoshi Nakazima da Associação Mineira de Cultura Nipo-Brasileira (AMCNB) que foram responsáveis pelos ajustes do projeto para a língua japonesa.

Na foto: Cléber, Miyuki e Takanori acenando no projetor
Foto: Márcio Vieira/ Arquivo Pessoal

A banca se diz muito grata à colaboração de AMCNB, cujo apoio foi de extrema valia e feito de forma completamente voluntária, sem qualquer ônus.

O docente e coordenador do PPGCE, Mauro Heleno Chagas, reiterou que o programa tem um perfil que busca pela qualificação e excelência, e que a excelência passa por um processo de troca de informação de alta qualidade.

Ainda segundo o professor a experiência foi considerada inédita pela comunidade acadêmica.
Foto: Iago Proença/Assessoria de Comunicação EEFFTO

"O intercâmbio com instituições e grupos estrangeiros contribui para o desenvolvimento acadêmico e consolida avanços nas diversas instâncias das relações externas da EEFFTO. Espera-se que o contato com o professor Takanori sirva como gatilho para que novas ações que possam ocorrer nessa direção", disse Mauro.