CTE recebe atleta olímpico durante competição de atletismo | EEFFTO - UFMG

CTE recebe atleta olímpico durante competição de atletismo

04/09/2017 | 17:42

Por Jéssica Romero

O Centro de Treinamento Esportivo (CTE), da UFMG foi o local escolhido para a realização do Torneio Aberto de Aniversário do Clã Delfos, em comemoração aos 34 anos da entidade esportiva. A competição ocorreu no último sábado, 2 de setembro, e contou com a ilustre participação do ex-atleta e medalhista olímpico Vicente Lenilson. Ele foi convidado para ser mestre de cerimônia do torneio, através do programa “Heróis Olímpicos”, da Caixa Econômica Federal.

As provas foram disputadas por pessoas da mesma idade até os 15 anos e acima disso, por categorias - Foto: Jéssica Romero/Assessoria EEFFTO

Vicente foi medalhista de prata na disputa dos 4x100m rasos nos Jogos Olímpicos de Sidney (2000) e conquistou um bronze na mesma prova da Olimpíada de Pequim (2008). Atualmente ele viaja o Brasil dando palestras e coordena o Instituto Vicente Lenilson, projeto que atende e forma cerca de 80 crianças para o atletismo.

Essa é a segunda vez que o atleta esteve no CTE para uma competição. A primeira foi em 2015, um ano antes de o centro fazer parte dos locais sede de treinamento para as Olimpíadas 2016. Ele expressou sua felicidade em ver que o CTE está em pleno funcionamento e alcançando ótimos resultados ao atender cerca de 500 crianças e jovens.

“Se todos os legados olímpicos fossem como esse, em pouco tempo teríamos mais atletas no país. Além disso, conseguiríamos mais medalhas dentro e fora do Brasil. Eu saí de um lugar como esse e sei que o potencial é enorme. O Estado que investe em esporte forma cidadão, ele está indiretamente investindo em educação, saúde, segurança e cultura”, disse.

Vicente Lenilson parou de competir em 2011- Foto: Jéssica Romero/Assessoria EEFFTO

A estudante Vitória Ferreira Teixeira tem 17 anos e foi uma das primeiras atletas do CTE. Ela treina no centro há cinco anos e disputou o Torneio Clã Delfos na modalidade Salto em Altura, conquistando uma medalha de ouro. A jovem está treinando para superar sua marca de 1,65m e conseguir uma classificação para o Mundial da modalidade no ano que vem.

“Hoje consegui um ouro, mas fiz uma marca menor que a minha habitual. Preciso atingir índices maiores para ir para o Sul – Americano e o Mundial, mas ainda nesse ano tenho o Campeonato Brasileiro Escolar de Atletismo para competir”, explicou.

Essa é a 47º medalha de Vitória Teixeira no atletismo - Foto: Jéssica Romero/ Assessoria EEFFTO

O Clã Delfos é uma entidade esportiva sem fins lucrativos, filiada à Federação Mineira de Atletismo (FMA) e à Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Atualmente a equipe figura como a mais tradicional de Minas Gerais e compete com frequência nos torneios realizados no CTE. Nesse aniversário, o Clã decidiu abrir a disputa para federados e não federados com idade mínima de 12 anos. A competição superou as expectativas dos organizadores, que estimavam a presença de cerca de 70 atletas e receberam mais de 100 inscrições.

“Estamos felizes em prestigiar o Clã Delfos e também por termos aqui o Vicente Lenilson, grande exemplo para os meninos e meninas que estão aqui. Ele disse que está encantado com o CTE e que pretende trazer os atletas do Instituto dele ano que vem. Eventos assim são importantes também para os pais acompanharem e verem a seriedade do nosso trabalho”, afirmou o treinador de atletismo do CTE Giancarlo Maron.

Vicente posa com a camisa do CTE, presente de Giancarlo Maron Foto: Jéssica Romero/Assessoria EEFFTO

O técnico em manutenção industrial Edson Nilton dos Santos, é pai de Felipe Santos, 12 anos, que treina atletismo há quatro meses. O menino já se destacava nas aulas de educação física da escola e soube da peneirada de altetismo do CTE através de uma divulgação feita em jornal. Desde que foi selecionado, ele tem treinado três vezes por semana.

"Essa é uma ótima oportunidade não só para formar atletas. O esporte é fundamental para a saúde e o desenvolvimento físico. Hoje em dia o ócio das crianças está muito relacionado ao uso de tecnologias, mas aqui eles têm outros tipos de aprendizado além de sonhar com uma carreira no esporte", disse.

O acordo entre Edson e Felipe é de que o filho também precisa ter boas notas na escola para treinar - Foto: Jéssica Romero/Assessoria EEFFTO