1ª Jornada do Envelhecimento Saudável revela a importância da atividade física | EEFFTO - UFMG

1ª Jornada do Envelhecimento Saudável revela a importância da atividade física

01/10/2013 | 13:13

Com o objetivo de conscientizar a 3° idade sobre a importância da prática de atividades físicas e coletar dados para pesquisas, a Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), em parceria com a Secretaria de Esportes e Juventude (SEEJ), promoveu a 1° Jornada do Envelhecimento Saudável.

O evento, realizado no dia 26 de agosto, aconteceu na EEFFTO e contou com a participação de 300 idosos, que realizaram testes e questionários. Parte desses idosos já tem a prática regular de atividades físicas em sua rotina, pois participam do Projeto Educação Física para 3° Idade, também da EEFFTO. Neste evento, os projetos "Educação Física para 3° Idade" e "A influência da atividade física sobre os níveis de depressão de idosos" se uniram para avaliar e monitorar os idosos quanto a variáveis de desempenho.

"Queremos mostrar que é importante envelhecer com saúde"

Para o coordenador da Jornada, professor Franco Noce, envelhecer com saúde faz uma grande diferença. "A Jornada age como um mecanismo coadjuvante, não medicamentoso, para prevenção de doenças", afirma.

Defendendo a ampliação desta ideia, o diretor da Escola de Educação Física, Emerson Garcia, frisa a importância do incentivo a estes eventos. "Nossa sociedade só vai conseguir atingir sua plenitude no atendimento das necessidades individuais de toda a população, no momento em que houver uma participação de forma geral através de voluntariado", ressalta.

Para responder algumas questões ainda indefinidas na área da cognição e comportamento, o grupo de pesquisa Neurologia Cognitiva do Comportamento, do departamento de Medicina da UFMG, em parceria ao projeto "A Influência da Atividade Física Sobre os Níveis de Depressão de Idosos" investiga os problemas da memória e comportamento do sistema nervoso. Esses grupos passaram a desenvolver pesquisas com os dados extraídos da Jornada.

Paulo Carameli, professor da Faculdade de Medicina da UFMG, acredita na avaliação de algumas variáveis de desempenho cognitivo, desempenho em testes de memória, marcadores sanguíneos e as suas associações com o envelhecimento saudável, atividade física, e depressão. "Eu vejo esse tema com muita satisfação, porque de certo modo a Medicina se debruça muito mais sobre doença do que sobre saúde, mas nós médicos e principalmente os pesquisadores precisamos também nos debruçar sobre questões relacionadas à promoção da saúde e prevenção de agravos, para que esses estudos nos ofereçam informações importantes nessa direção", afirma.

Neste caso, os dados da Jornada contribuem para tal investigação, já que após coletados serão analisados. Dessa forma, será possível realizar um monitoramento que apure o relatório de cada uma das variáveis que são estudadas pelo projeto de pesquisa.

Uma injeção de ânimo

Os idosos que participaram da I Jornada saíram satisfeitos com as atividades e com expectativa para os resultados. Com 71 anos, Aparecida Pires participa de um dos projetos para idosos da EEFFTO e não pretende parar. "A melhor coisa que fiz foi participar do projeto. A ginástica parece uma injeção de ânimo pra gente, eu falo que quero morrer aqui, fazendo ginástica", afirma.

Lucia Helena Souza de 62 anos não quer mais sair das atividades da educação física para 3° Idade. "Eu acho o projeto bom demais. Aqui na EEFFTO eu faço caminhada e jogo peteca. Vou ficar aqui até morrer", afirma.

Confira a galeria de fotos do evento neste link.