Projeto de Musculação da EEFFTO completa 20 anos | EEFFTO - UFMG

Projeto de Musculação da EEFFTO completa 20 anos

17/10/2017 | 13:37

Por Iago Proença

O projeto de Musculação da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG completa, em 2017, 20 anos sob a coordenação do professor Fernando Vitor Lima, do Departamento de Esportes da Unidade. Durante esse período, muitos alunos tornaram-se grandes profissionais, com o desafio de exercitar na prática os três principais pilares da Universidade: ensino, extensão e pesquisa.

Em comemoração a esses 20 anos de projeto, o coordenador da atividade de musculação, em parceria com a Assessoria de Comunicação da EEFFTO, promovem uma campanha comemorativa onde serão divulgados na Unidade depoimentos de docentes, ex-bolsistas e ex-alunos que tiveram a oportunidade de fazer parte desta história.

Atual equipe do projeto de Musculação da EEFFTO
Foto: Jéssica Romero/Assessoria EEFFTO

Durante esse período, coube ao professor Fernando Vítor Lima o processo de reestruturação e modernização do antigo projeto de extensão de musculação que existia na Escola. Segundo ele, a “extensão permite a intersecção entre o conhecimento teórico e prático, adquiridos ao longo da formação acadêmica em Educação Física, por meio da experiência com a prescrição e acompanhamento do treinamento na musculação, junto a uma diversidade de praticantes com perfis e objetivos diferentes”, afirmou.

No projeto, os estudantes tem ainda a oportunidade de participação em  pesquisas junto ao Laboratório do treinamento na musculação (LAMUSC)
Foto: Jéssica Romero/Assessoria EEFFTO

O processo de reestruturação envolveu ações que permitiram a oferta da atividade para toda a comunidade, incluindo para os diferentes perfis de praticantes, dentre estes, sedentários, jovens, adultos, idosos e atletas. Fernando Vítor explicou que a musculação se renova a cada momento. E que hoje, esse processo deve ser entendido como um momento de “criação, de constante renovação da equipe de trabalho. É um desafio diário, uma vez que aos estudantes deve ser permitida uma integração com suas diferentes demandas na graduação”, declarou.

A extensão em musculação consegue ainda uma integração com a pesquisa, pois várias dissertações de mestrado e teses de doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte vêm sendo desenvolvidas com o apoio do projeto. Além disso, monografias de graduação e especialização também realizam essa parceria.

Em 1996, o então chefe do Departamento de Esportes da EEFFTO, Prof.  Pablo Juan Greco, designou o docente Fernando Vitor Lima  como substituto do ex-professor da Escola e ex-coordenador da atividade de extensão em Musculação, José Leão Campos, cuja sala leva o nome do prof. Campos – “Sala de Musculação Prof. José Leão Campos Júnior”.

O trabalho desenvolvido é de excelência tanto no atendimento dos alunos quanto em relação aos equipamentos que são renovados de forma bastante adequada.
Foto: Iago Proença/Assessoria EEFFTO

Segundo o prof. Pablo Juan Greco, as dificuldades enfrentadas pela coordenação do projeto, quando houve a substituição, eram de ordem gerencial e estrutural, com equipamentos desatualizados. "Na chefia de Departamento, fizemos o projeto para compra e renovação dos equipamentos. E foram percebidas, ao longo desses anos, a relevância das atividades realizadas na extensão”, disse.

A extensão universitária é um espaço onde o aluno tem a oportunidade de interagir com os diversos campos de saberes que Universidade oferece, indissociáveis do ensino e da pesquisa. Por meio da extensão, o estudante tem acesso na prática a situações que ele poderá exercer durante sua vida profissional.

Assim, a extensão, como dimensão formativa essencial, cumpre seu papel oferecendo um espaço de interação e diálogo entre a Universidade e os diversos setores da sociedade

O trabalho de extensão exercido pelos discentes é um ponto a ser destacado. A professora Kátia Lúcia Moreira Lemos, lotada no Departamento de Esportes da EEFFTO, falou sobre a importância da participação dos alunos no projeto. “É uma formação complementar de altíssima qualidade, tendo em vista as vivências agregadas pelo estudante sejam eles monitores, estagiários ou usuários”, afirmou.

Kátia Lemos acredita que o envolvimento e a dedicação do coordenador é um diferencial que garante a qualidade do serviço prestado
Foto: Felipe Werneck

A ex-aluna do curso de Educação Física da EEFFTO, Fernanda Nândrea Gomes Antunes participou do projeto de extensão entre 2013 e 2016. Atualmente, trabalha em uma assessoria esportiva, atuando na musculação e treinamento funcional. Segundo Fernanda, a participação como monitora e estagiária da musculação foi muito importante para sua formação profissional. “Acredito que aprendi muita coisa durante minha participação no projeto, tanto em questões acadêmicas quanto para didática com alunos e professores”, afirmou.

Atualmente Fernanda (à esquerda) é árbitra-assistente de futebol-  (Foto: FMF/Reprodução)

Ainda de acordo com a profissional, cada etapa dentro do estágio teve grande importância, “a minha vivência como observadora dos alunos e até mesmo a prática da musculação em si, agrega muito valor, além de ajudar a adquirir o feeling para prescrição de exercícios adequados, para cada aluno e o que se espera com cada manipulação”, disse.