EEFFTO recebeu Campeonato Mineiro de Ginástica Aeróbica e Torneio Estadual da Modalidade | EEFFTO - UFMG

05/12/2017 | 15:45

Por Iago Proença

A Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG recebeu no dia 29 de novembro, o Campeonato Mineiro de Ginástica Aeróbica e o Torneio Estadual da modalidade. A disputa contou com a presença dos atletas da UFMG e da equipe da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O evento encerrou as atividades oficias em Minas Gerais da temporada 2017.

O atleta Lucas Santiago conquistou medalha de ouro no individual masculino, e ao lado da atleta Tamires Rebeca os dois conquistaram o ouro na categoria para duplas. Com o término desta atual temporada, a equipe da UFMG terá alguns dias de descanso entre os dias 15 de dezembro a 5 de janeiro, quando retornam ao trabalho.

Assim que a dupla foi anunciada pela locução do evento o publico presente no ginásio foi ao delírio
Foto: Ivan Ferreira/MeloGym

A equipe de Ginástica Aeróbica da UFMG é treinada pela professora Kátia Lúcia Moreira Lemos, membro do Departamento de Esportes. Ela explicou a importância da realização desses dois eventos na Universidade, e como isso impacta o ensino acadêmico dos discentes da Escola.

“Organizar um evento como esse dentro da UFMG é fundamental para a formação complementar de nossos acadêmicos do curso de bacharelado, como também é fundamental para fortalecer o projeto de extensão da ação de extensão que integra perfeitamente os pilares da Universidade, que é o ensino, a extensão a pesquisa e a inovação”, disse.

Kátia enalteceu ainda a importância do apoio que o projeto da Ginástica Aeróbica da UFMG tem recebido para poder participar de competições de alto nível
Foto: Ivan Ferreira/MeloGym

Durante a realização do evento ocorreu uma homenagem a Deputada Federal Jô Morais, que tem apoiado o projeto de extensão de ginástica aeróbica por meio de uma emenda parlamentar. O assessor, José Neto, representou a deputada e falou sobre a importância de medidas que fomentam o esporte.

“É uma oportunidade para que esses jovens continuem a disputar outros campeonatos, isso mostra a importância do investimento que é feito. A deputada acredita que o esporte é o caminho ideal para ajudar esta juventude a trilhar novos rumos, fazendo com que novas perspectivas possam surgir para eles”, afirmou.

José comentou ainda sobre a não valorização da grande mídia por modalidades esportivas como a ginástica aeróbica
Foto: Iago Proença/Assessoria EEFFTO

Algumas modalidades esportivas encontram dificuldades para ganhar espaço na mídia bem como, ser reconhecida pela sociedade. A presidente da Federação Mineira de Ginástica Katya Mourthe falou sobre essas barreiras que a modalidade enfrenta.

“A ginástica ainda não tem o destaque que merece, pois nós temos números muito expressivos a nível nacional e internacional, mas o investimento ainda é muito precário. No Brasil sempre se valorizou os esportes coletivos como futebol e agora o vôlei, porque aparece mais, a ginástica por mais que as competições sejam longas as apresentações são muito curtas, as próprias pessoas ainda não acreditam muito na ginástica”, ponderou.

Katya Mourthe (à esquerda) afirmou ainda que a ginástica não tem uma credibilidade do governo, no que diz respeito a um reconhecimento
Foto: Iago Proença/Assessoria EEFFTO

Katya Mourthe falou ainda sobre o incentivo ao esporte de uma forma geral, e como projetos como o da Ginástica Aeróbica da UFMG, são importantes para um futuro melhor para juventude.

“São em projetos como esse que nós conseguimos colocar nossas crianças, os adolescentes e os jovens de forma em geral para fazer uma atividade física, um exercício e, isso é muito importante, pois é uma maneira de você desenvolver e fazer o crescimento não só da modalidade mas também do cidadão”, disse.

Os próximos passos da equipe de Ginástica Aeróbica da UFMG agora serão em 2018, com a realização de um Training Camp com a técnica espanhola Cristina Perez, na EEFFTO.