Equipe de Nado Sincronizado de Belo Horizonte realiza apresentações de fim de ano no CTE | EEFFTO - UFMG

07/12/2017 | 13:43

Por Jéssica Romero

O último final de semana foi de coreografias na água e muitos aplausos no Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG. O Centro é o local oficial de treino da única equipe de nado sincronizado de Belo Horizonte, que realizou apresentações no último sábado, 01 de dezembro. As apresentações de final de ano incluíram performances solos, em duplas e em grupo.

A atividade foi destinada aos familiares da equipe, que é treinada pelas técnicas Tathiane Martins e Pâmela Nogueira. O projeto já tem quatro anos e fechou 2017 com diversas participações vitoriosas em competições fora do estado e dentro de Minas Gerais. Além disso, a equipe também impulsionou sua formação de base da modalidade através da “escolinha” de nado sincronizado, cujas aulas também ocorrem no CTE.

Atualmente a equipe recebe meninas entre 6 e 14 anos - Foto: Assessoria EEFFTO/Jéssica Romero

A estudante Maria Fernanda Bittencourt está no projeto desde o início e hoje, aos 11 anos, já competiu até em um dos legados olímpicos brasileiros: o Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro.

“O nado é um esporte diferente, mas é muito legal. Para essa apresentação de hoje treinamos desde o início dessa semana, mas para estas coreografias estamos praticando desde o início do ano”, explicou.

A mãe de Maria Fernanda, a nutricionista Cristiane Bittencourt, elogiou a performance da equipe e comentou a relação da filha com o esporte. “Ela estava numa escolinha de natação onde a técnica atual coordena e foi convidada para fazer um teste. Passou, gostou e até hoje não quis sair. Mesmo sendo cansativo conciliar o treino com a rotina dos estudos ela continua. Eu acho super válido porque o esporte não traz benefício só na parte física, mas também traz um aprendizado em relação a perder, ganhar, a respeitar o outro e a se doar. Eu acho que isso é algo muito importante que a gente leva para a vida”, afirmou

Maria Fernanda e Cristiane, com a rosa que recebeu da filha como homenagem aos familiares - Foto: Assessoria EEFFTO/ Jéssica Romero

Apesar do comum encanto gerado para os olhos de quem assiste uma competição de nado sincronizado, o esporte ainda é pouco difundido no Brasil. As oportunidades em que ganha algum espaço midiático geralmente estão atreladas a competições mundiais veiculadas na Tv.

Pensando em fomentar a modalidade em Minas Gerais, a atleta olímpica Pâmela Nogueira veio do Rio de Janeiro para trabalhar com a equipe de Belo Horizonte. A convite de Tathiane Martins, ela chegou em BH em agosto deste ano e mesmo tendo uma proposta para atuar em São Paulo, escolheu estar no CTE para estimular o crescimento do nado sincronizado em Minas Gerais.

Pâmela apresentou-se com a equipe, fazendo uma participação especial - Foto: Assessoria EEFFTO/Jéssica Romero

“Acho que temos muito para crescer aqui e temos meninas com potencial para isso. Para 2018 a meta é só melhorar ainda mais o nível delas e trazer mais alunas para a escolinha. O nado precisa de mais divulgação, pois muita gente  não conhece o esporte. É um problema que tinha no Rio e aqui também. A gente precisa divulgar na mídia e espalhar a ideia de que para praticar basta ter demanda e uma piscina disponível”, disse

Uma das competidoras da equipe, a estudante Clarice Dornela, de nove anos, se interessou pelo esporte depois de assistir pela Tv uma competição da modalidade nas Olimpíadas 2016. A menina foi incentivada pela mãe, Nízia Silveira, que buscou o CTE e inscreveu a filha nas aulas.

“Ela viu na televisão e ficou encantada. Acho que para ela foi fácil porque uniu duas coisas que ela ama: piscina e balé. A apresentação de hoje foi muito boa, linda. Esse ano ela ficou em terceiro lugar em um campeonato nacional, ficamos muito orgulhosos”, relatou.

Clarice confirma a hipótese da mãe de que gostar do esporte faz com que os desafios pareçam menos difíceis. “Eu treinei, então hoje achei fácil. Eu gosto do nado porque é muito legal e eu posso ser atleta no futuro.  Ir para o Rio de janeiro foi ótimo e a gente representou Minas Gerais muito bem. Eu achei o Parque Aquático Maria Lenk muito bonito”, disse.

Clarice com o pai, mãe e irmão após sua apresentação - Foto: Assessoria EEFFTO/Jéssica Romero

Para participar da escolinha de base ou conhecer o trabalho desenvolvido pela equipe de Belo Horizonte acesse a página do facebook ou entre em contato pelo telefone (31) 3409-2325 ou via email: nadosincronizadobh@gmail.com. A equipe entra em férias no dia 14 de dezembro e volta aos treinos no dia 22 de janeiro.