Calouros de Fisioterapia organizam II Seminário de Fundamentos da Fisioterapia para falar sobre diabetes | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Calouros de Fisioterapia organizam II Seminário de Fundamentos da Fisioterapia para falar sobre diabetes

12/12/2017 | 12:06

Por Júlia Calasans

A jornada pela graduação é longa, demanda disposição e uma busca ampliada por conhecimento.  Pensando nas múltiplas experiências que podem ser vivenciadas durante o curso, os calouros de Fisioterapia da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG organizaram, no dia 07 de dezembro, o II Seminário de Fundamentos da Fisioterapia.

O evento aconteceu como parte da disciplina Fundamentos de Fisioterapia, coordenada pela professora Fabiane Ribeiro, em conjunto com a disciplina Atividades Práticas Integradoras (API), coordenada pelas professoras Paula Arantas e Ana Maria Câmara. As professoras, porém, não participaram da organização; toda a montagem do seminário foi feita pelos próprios alunos. 

A atividade contou com a presença de alunos, pais e público externo
Foto: Assessoria EEFFTO/Júlia Calasans

O seminário, cujo tema foi "Diabetes", explicou todos os detalhes da condição em nível teórico e prático: o que é a diabetes, quais são seus tipos, como ela atua no corpo, quais os sintomas, de que maneira são feitos os tratamentos, quais são os cuidados a serem tomados pelo paciente, a importância de exames como o Pé Diabético. Todos esses tópicos usaram como base um caso real: o de Ivan Cláudio, portador da doença. A escolha de uma história verídica para conduzir o seminário foi, segundo a caloura Izadora Taylor, um modo de dar vida às apresentações.

"Foram três meses de trabalho entre definir o tema, pensar em como íamos apresentá-lo e ensaiar tudo. Mas estava tudo meio impessoal. Foi aí que conversei com o Ivan, que é pai de uma amiga minha, a Inara, que já teve várias dificuldades com a doença, para ele me ceder a história dele para ser usada aqui. Ficamos muito nervosos, mas acredito que esse seminário abrirá portas para nós no futuro, então valeu a pena", disse ela.

Izadora pretende seguir carreira na área de atendimento neonatal
Foto: Assessoria EEFFTO/Júlia Calasans

Ivan tem 67 anos, tem diabetes tipo II e precisou realizar um amputamento do dedão do pé por causa de uma uma ferida não cicatrizada que infeccionou. Apesar disso, e de todas as restrições que tem que lidar, ele  considera que tem uma vida tranquila administrando os cuidados com a doença. Ivan esteve presente no seminário e disse ter gostado das apresentações pelo poder de conscientização que elas trouxeram ao público. 

"É importante esse tipo de iniciativa para que se espalhe a informação sobre os cuidados que os diabéticos precisam tomar. Se as pessoas soubessem como agir enquanto diabéticos, eu tenho certeza que não veria, no hospital onde faço meus exames de Pé Diabético, a quantidade de pessoas que amputaram o pé, parte da perna, às vezes a perna inteira. Falta informação",  afirmou ele. 

Inara, filha de Ivan, estudante de fisioterapia e responsável por ajudar nos cuidados do pai, elogiou a iniciativa dos alunos de, apesar das explicações teóricas, se preocuparem em trazer conhecimentos práticos e aplicáveis até mesmo para pessoas que não tenham nenhum conhecimento sobre a doença. 

Inara está atualmente no quinto período de fisioterapia na UNIBH. Ivan é advogado
Foto: Assessoria EEFFTO/Júlia Calasans

"A parte teórica é muito rica, mas é densa também: muita gente pode ouvir a explicação e não entender nada. Já as explicações mais práticas aproximam o público da realidade da doença. Eles citaram coisas básicas que muita gente desconhece, como por exemplo o tipo de meia que é necessário usar, como higienizar, que exames precisa fazer, que equipe procurar para fazer o tratamento... Gostei dessa abordagem, pois é diferente do que estou acostumada a ver no meu curso. Deveriam fazer mais seminários como esse", relatou ela.

O evento contou com a presença de alunos da escola, professores e público externo formado por pais e interessados. Ana Paula Carvalho foi uma dessas mães presentes e disse ter gostado da iniciativa. 

"Acho que é uma experiência muito educativa tanto para a gente, que não entende muito do assunto e vem aqui para aprender, quanto para os calouros, que estão no primeiro período e organizam um evento desse porte com todos esses detalhes. Acredito que vai ser muito bom para a experiência dela dentro do curso", disse.

Ana Paula é mãe da caloura Gabriela de Carvalho
Foto: Assessoria EEFFTO/Júlia Calasans

O Seminário de Fundamentos de Fisioterapia começou a ser realizado esse ano em razão da novo currículo do curso de fisioterapia. A iniciativa de Fabiane se deu pelo desejo de que os alunos realmente vivenciassem a fisioterapia na disciplina, unindo esses aprendizados aos conseguidos na disciplina de API e também a conhecimentos que eles buscassem por conta própria. Atualmente o Seminário de Fundamentos da Fisioterapia é um projeto de extensão com frequência semestral. 

"A ideia é que os alunos sejam os protagonistas do próprio seminário, pensando em tudo sozinhos para desenvolverem algumas habilidades, como trabalho em equipe, organização, empreendedorismo, iniciativa... Promover uma integração entre a turma, já que todos os alunos tiveram que entregar um trabalho único. O evento em si  é importante, mas a experiência é o verdadeiro trabalho", disse Fabiane. 

Fabiane, como orientadora, disse que ficou impressionada com o  trabalho dos alunos
Foto: Assessoria EEFFTO/Júlia Calasans

Após o seminário, foi ofecerido coffe break preparado pelos próprios alunos e também uma apresentação de dança, realizado em parceria com o projeto Educação Física na Terceira Idade. Os idosos membros do grupo Sarandoso apresentaram uma coreografia relacionada ao folclore e cultura brasileira.

Alunas e idosos se uniram para apresentação na quadra da escola
Foto: Assessoria EEFFTO/Júlia Calasans