Treinadora de referência na Espanha realiza Training Camp de Ginástica Aeróbica na EEFFTO | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Treinadora de referência na Espanha realiza Training Camp de Ginástica Aeróbica na EEFFTO

22/01/2018 | 11:28

Por Júlia Calasans

No mundo competitivo dos esportes, todo novo conhecimento pode ser decisivo na conquista de uma medalha. Tendo em mente as regras universais de cada modalidade, equipes do mundo inteiro se preocupam em desenvolver técnicas diversas de treinamento para alcançarem a vitória. Visando isso, a Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) recebeu, entre os dias 14 e 20 de janeiro, um Training Camp de Ginástica Aeróbica.

O evento foi organizado pela professora e treinadora da EEEFFTO Kátia Lemos. As atividades consistiram em uma série de treinamentos coordenados pela treinadora espanhola Cristina Perez, intercalados com palestras que defenderam a importância de uma perspectiva inter e multidisciplinar na ginástica aeróbica. Participaram do training camp atletas do próprio time da UFMG, de outros estados e também uma visitante internacional, a  medalhista peruana Thais Fernandez. Estagiários do projeto de Ginástica e técnicos de outros times também integraram as atividades.

Os treinamentos aconteceram no ginásio da EEFFTO, o único do país que possui o tablado oficial da ginástica
Foto: Assessoria EEFFTO/Júlia Calasans

O evento aconteceu com a Chancela da Federação Mineira de Ginástica e foi custeado com recursos do Sistema de Informação da Extensão da UFMG (SIEX) e da emenda parlamentar da deputada Jô Moraes. O objetivo, segundo Kátia, foi realizar um treinamento de alto nível para os atletas já tendo em mente as classificatórias para o Campeonato Mundial de Ginástica Aeróbica, que acontece na primeira semana de julho.

“Com os recursos que conseguimos, não era necessário ter aberto o evento para atletas de fora, mas achei válido dar essa oportunidade para quem pudesse e se interessasse, pois é um treinamento de alto nível. O principal objetivo aqui, porém, foi oferecer uma experiência inovadora e proveitosa para os meus atletas, que não pagaram nada para participar. Com o mundial acontecendo esse ano, nossas expectativas para o time são altas, já que temos um histórico de vitórias e boas colocações em campeonatos”, afirmou Kátia.

Kátia, à esquerda, Gustavo Côrtes, diretor da EEFFTO, e Cristina Perez
Foto: Ivan Ferreira/MeloGym

Cristina Perez, que comandou os treinamentos, já preparou diversos atletas para a seleção espanhola e tem um histórico de vitórias e boas colocações. Ela trabalha com todas as categorias, desde as infantis até as seniores. Isso garante a continuidade dos treinamentos e a qualidade dos atletas, a maior parte deles já integrantes da seleção espanhola. Esse acompanhamento é algo que Cristina diz gostar em seu método de trabalho.

“Eu gosto de trabalhar desde a base, ensinar tudo, e ver os atletas crescerem e evoluírem comigo. Nas competições internacionais, nós conseguimos enviar atletas de todas as categorias para participar. Isso é muito interessante. A atual campeã europeia do individual feminino sênior é da minha equipe e eu acompanhei as vitórias dela até ela chegar no ponto em que está hoje... Eu gosto de saber que ajudo a formar um bom ginasta” explicou ela.

Cristina possui mais de 20 anos de experiência como treinadora 
Foto: Assessoria EEFFTO/Júlia Calasans

Essa foi a primeira vez de Cristina à UFMG e a treinadora se disse impressionada pela estrutura de treinamento da Escola, que inclui o ginásio com todo o equipamento necessário e também o Centro de Treinamento Esportivo (CTE). Essa estrutura, pensada para os vários tipos de ginástica, é algo que Cristina disse não ver muito nas universidades espanholas. A treinadora elogiou também a iniciativa de realizar o training camp e considera que os resultados serão positivos tanto a curto quanto a longo prazo.

“Em um primeiro momento, o training camp é importante para os ginastas, pois aqui, treinando junto a outros atletas, alguns até de outras equipes, eles se sentem competitivos e motivados a aprender. Além disso, é ainda melhor para os treinadores e estagiários, que vão aprender novas técnicas e replicá-las no treinamento diário dos atletas. Uma semana de treinamento é um início, mas não faz nenhum milagre”, disse.

Cristina elogiou também o nível dos atletas do time UFMG
Foto: Ivan Ferreira/MeloGym

Leonardo Silva, graduando em educação física pela Estácio de Belo Horizonte e ex-treinador de times como São Paulo e Palmeiras, onde conquistou o bicampeonato juvenil de ginástica aeróbica, esteve presente na atividade. Ele destacou a importância do Training Camp para o fortalecimento da ginástica aeróbica como modalidade esportiva no país.

“Não há muita mídia em cima de esportes como esse, e sem mídia, é difícil um esporte ganhar espaço no Brasil, pois falta investimento. E isso não apenas porque a ginástica aeróbica não é uma ginástica olímpica. Você vê isso nas outras modalidades de ginástica olímpica também. Então, na falta de um pensamento a longo prazo na cultura da prática esportiva do Brasil, cabe a nós e a iniciativas como essa promover a evolução de nossos atletas”, afirmou ele.

Leonardo foi atleta por 15 anos e fez parte do time UFMG, onde foi treinado por Kátia Lemos
Foto: Assessoria EEFFTO/Júlia Calasans

Além dos treinamentos físicos na UFMG, também foram oferecidas aos atletas palestras sobre a presença de outras áreas do conhecimento em meio aos treinamentos e de que forma essa perspectiva muldisciplinar é importante.

A fisioterapeuta Fernanda Viegas Paulo falou sobre “Atuação do Fisioterapeuta na Ginástica Aeróbica”. Pós-graduada em Fisioterapia Esportiva pela UFMG, Fernanda introduziu o conceito de responsabilidade compartilhada, uma característica percebida em equipes que trabalham com a interdisciplinaridade. De acordo com ela, o ideal é que os diversos profissionais atuem em conjunto e dialoguem para garantir o melhor desempenho aos atletas. Nesse sentido, Fernanda apontou para a necessidade do fisioterapeuta estar presente no dia-a-dia da equipe, não apenas realizando o atendimento emergencial durante competições, mas também fazendo o acompanhamento cotidiano dos ginastas.

Fernanda é a fisioterapeuta da Equipe de Ginástica Aeróbica da UFMG e também membro do Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício (CEPE)
Foto: Assessoria EEFFTO/Felipe Werneck

Já o nutricionista do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG, Felipe Shang, apresentou os benefícios trazidos aos atletas pelo cuidado com a alimentação. Durante pouco mais de quarenta minutos, Felipe tratou de temas como composição corporal, energia, recuperação e suplementação, todos muito caros ao treinamento esportivo, sobretudo para atletas de alto rendimento. De maneira geral, o ponto principal levantado pelo palestrante foi a necessidade de alimentar-se bem durante todo dia, seja antes, durante ou depois do treino. Além de não ficar muito tempo sem comer, é importante que o atleta saiba fazer boas escolhas e ingerir a quantidade certa de vitaminas, minerais, carboidratos e proteínas. Novamente, Felipe defendeu que as particularidades de cada pessoa devem ser respeitadas, sendo o ideal que a dieta contribua para suprir deficiências identificadas nos treinos.

Felipe é também Mestre em Ciências do Esporte pela EEFFTO
Foto: Assessoria EEFFTO/Felipe Werneck

Além de reconhecer o training camp como uma oportunidade de diversificação para o atleta e de elogiar a estrutura de treinamento da EEFFTO, Katya Mourthé, presidente da Federação Mineira de Ginástica, também destacou a importância da realização das palestras. Segundo Katya, esses conhecimentos ajudam o atleta a adquirir uma melhor consciência do que é o esporte e a entender todas as dimensões do treinamento de um atleta bem sucedido.

“Além da preocupação com o resultado, o atleta acaba precisa reconhecer a importância da saúde corporal, psicológica, nutricional, espiritual... Vale ressaltar que o treinamento é só uma pequena parte do processo; existe toda uma estrutura envolvida na carreira de um atleta e na sua jornada para o sucesso”, explicou ela.

Katya graduou-se em Educação Física pela UFMG e é Mestre em Ciências da Educação Física, Esportes e Recreação pelo Instituto Superior de Cultura Fisica Manuel Fajardo, em Cuba
Foto: Assessoria EEFFTO/Júlia Calasans

Com a proximidade do campeonato mundial, todo o treinamento ganha uma nova importância, e entre os atletas participantes, a experiência gerou muitos aprendizados e boas expectativas. Tamires Rebeca, membro do time UFMG, diz ter adorado o treinamento.

“A Cristina treinou ano passado uma das melhores duplas da ginástica aeróbica do mundo! Isso dá um peso. E ela auxiliou muito a gente nas rotinas, que agora estão exatamente como dentro do código, exatamente do jeito que a gente precisa para chegar ao nosso objetivo, que é o mundial. E fora isso, a gente aprendeu também muitas técnicas novas, modelos diferentes... Na parte de preparação física, eu acredito que o training camp vai fazer totalmente a diferença para nós”, afirmou ela.

Tamires, junto a Lucas, sua dupla, conquistou a medalha de ouro no último Campeonato Sul-Americano de Ginástica Aeróbica, realizado em agosto de 2017
Foto: Ivan Ferreira/MeloGym