Laboratório IDEIA da EEFFTO lança nova plataforma online | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Laboratório IDEIA da EEFFTO lança nova plataforma online

19/03/2018 | 09:37

Por Cíntia Militina

O Laboratório de Investigação e Intervenção no Desenvolvimento na Infância e Adolescência (IDEIA) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG realizou o lançamento site do IDEIA, no Auditório Maria Lúcia Paixão. 

O site do IDEIA é um conjunto de laboratórios de pesquisa e intervenção no desenvolvimento na infância e adolescência, cujo foco principal é a investigação de ideias inovadoras para avaliação e intervenção de crianças e adolescentes com transtornos do desenvolvimento. Ele também conta com a divulgação de trabalhos de pesquisa para atualizar os profissionais e também ajudar os pais a terem um esclarecimento sobre características de alguns transtornos do desenvolvimento comum na infância e adolescência, os recursos de avaliação e algumas alternativas de intervenção.

A Professora Lívia de Castro Magalhães do Departamento de Terapia Ocupacional e uma das pesquisadoras do site, falou sobre a importância da nova plataforma tanto para os pais quanto para os profissionais da Terapia Ocupacional. 

“O site dos laboratórios é uma coisa que já queríamos ter feito há muito tempo, nós precisamos dar informações confiáveis aos pais sobre as modalidades de terapia. A nossa ideia é fazer um site com materiais interessantes para os terapeutas e ao mesmo tempo termos um pouco mais de conversa com os pais e dar voz a criança, podendo assim fazer um trabalho em conjunto”.

Livia de Castro (à direita) segurando exemplar do livro "Strategies for Collaborating with Children" de autoria da Doutora Clare Curtin (à esquerda) 
Foto: Cíntia Militina/Assessoria EEFFTO
 

O evento que foi aberto ao público, recebeu ainda  palestra com a Terapeuta Ocupacional, Doutora Clare Curtin, que falou sobre sua pesquisa com tema “Estratégias para colaborar com as crianças na terapia”, que tem como objetivo dar voz a criança durante o processo de intervenção.

"Eu já trabalhei com crianças de todas as idades. Comecei trabalahando em hospitais pisiquiatricos, primeiro com adolescentes e adultos. Depois iniciei na unidade infantil e durante esse periodo eu criei a auto avaliação para as crianças com o objetivo de que elas pontuassem como elas se sentiam e quais eram os seus desejos. Esse trabalho me ensinou muito, o quanto as crianças sabem sobre elas mesmo e o quanto elas sabem o que elas querem na vida", concluiu.

Trabalhar com crianças tem me mantido jovem
Foto: Cíntia Militina/Assessoria EEFFTO

Débora Rodrigues de Oliveira, aluna do curso de Terapia Ocupacional da EEFFTO, participou da palestra e ressaltou a abordagem feita pela Doutora Clare Curtin, sobre a sua experiência na Terapia com as crianças.

“Foi extremamente importante saber como trabalhar diretamente com a criança, com as suas necessidades e também colocar todo o aprendizado na prática da forma mais adequada é muito importante poder ouvir as crianças e entender as suas necessidades e prioridades”, disse.