Palestra sobre Desenvolvimento Neurobiológico em Pessoas com Autismo do PRAIA reúne pais, discentes e especialistas | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Palestra sobre Desenvolvimento Neurobiológico em Pessoas com Autismo do PRAIA reúne pais, discentes e especialistas

19/03/2018 | 17:19

Por Iago Proença

O Programa de Atenção Interdisciplinar ao Autismo (PRAIA) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG deu início ao ciclo de palestras sobre o autismo. Na atividade da última quarta-feira dia 14 de março, o psiquiatra Alexandre Hatem falou sobre o "Desenvolvimento Neurobiológico em Pessoas com Autismo", no Auditório principal da EEFFTO.

Os ciclos de palestras promovidos pelo PRAIA tiveram início em 2017 e desde então tem ampliado o conhecimento das pessoas sobre o Transtorno do Espectro Autista. O psiquiatra Alexandre Hatem discursou sobre a importância de um acompanhamento médico dos pais de uma criança autista.

“Em uma condição médica que afeta o desenvolvimento e que mantém desafios ao longo da vida, não é possível dar suporte apenas ao paciente. A família também precisará de um suporte constante para conseguir encontrar os melhores recursos terapêuticos, saber enfrentar com resiliência os desafios e acima de tudo, serem acolhidos também como pessoas que sofrem e se angustiam. E que assim precisam de cuidado”, afirmou.

O diagnostico precoce com o inicio das terapias na infância são fundamentais para um bom prognóstico
Foto: Iago Proença/Ascom EEFFTO

Poliana Martins é mãe de uma criança com autismo e explicou como os eventos e atividades organizadas pelo PRAIA proporcionaram uma maneira melhor de realizar o processo de “intervenção” (aprendizado) de seu filho.

“Quando comecei a participar das palestras eu mudei o foco de intervenção com o meu filho, muitos dos conhecimentos transmitidos durante as atividades eu consegui aplicar no meu dia-a-dia com ele. Percebi uma evolução muito grande”, disse.

Graças ao PRAIA soube dos direitos que eu e meu filho tínhamos duranteparticipação na palestra sobre educação e direitos
Foto: Iago Proença/Ascom EEFFTO

A professora Ana Amélia do Departamento de Terapia Ocupacional explicou que as palestras do PRAIA continuam sendo para fortalecer informações de qualidade, com embasamento científico, sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) bem como, para os tratamentos disponíveis para essa população.

“A intenção é que tanto os pais quanto profissionais e discentes se sintam mais preparados para lidar com as pessoas que têm o transtorno do espectro do autismo”, afirmou.

 Ana Amélia é ainda coordenadora do PRAIA
Foto: Arquivo/Ascom EEFFTO