Atletas e docente da UFMG viajam nesta terça-feira rumo ao Japão para segunda etapa da Copa do Mundo de Ginástica Aeróbica | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Atletas e docente da UFMG viajam nesta terça-feira rumo ao Japão para segunda etapa da Copa do Mundo de Ginástica Aeróbica

17/04/2018 | 17:50

Por Iago Proença

A equipe de Ginástica Aeróbica da UFMG viaja nesta terça-feira, dia 17 de abril rumo a Tóquio, no Japão para disputa da segunda etapa da Copa do Mundo da modalidade. Os atletas Lucas Santiago e Tamires Rebeca competem na categoria individual masculino e feminino respectivamente, e nas duplas. A professora Kátia Lúcia Moreira Lemos do Departamento de Esportes também participará da competição como arbitra da modalidade.

A temporada 2018 em competições oficiais teve início no mês de março com a disputa da primeira etapa da Copa do Mundo de Ginástica Aeróbica, em Guimarães, Portugal. Lucas Santiago foi medalha de prata no individual masculino e medalha de bronze nas duplas ao lado de Tamires Rebeca. As metas da equipe foram traçadas em dezembro de 2017. A docente Kátia Lemos que afirmou que o maior diferencial dos resultados alcançados pela equipe é toda a “retaguarda” ou equipe técnica.

“Em dezembro, nos mentalizamos quais seriam nossas metas, já que 2018 é um ano de disputa de mundial. Então nós definimos que queremos pódio em todas as competições que iremos disputar no Mundial deste ano, que vai ser em junho em Guimarães, em Portugal. Quais as variáveis que a gente tinha que controlar e que equipe que poderia fazer parte para controlarmos essas variáveis, então a gente trabalha com uma equipe formada por mim, pelo Pedro Augusto assistente técnico, Fernanda Viegas mestranda do Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício (CEPE) da EEFFTO, o Felipe da Nutrição, o Ivan produtor musical, Carol coreografa e o Gaylord técnico da equipe I e II da França que trabalhou conosco durante dois anos”, afirmou Kátia.

Kátia Lemos (a esquerda)  Queremos chegar ao topo, para isso sabemos que terremos que percorrer por um longo caminho em buscar do melhor
Foto: Iago Proença/Assessoria EEFFTO

Lucas e Tamires são atletas formados através do projeto de extensão de Ginástica Aeróbica que é coordenado pela professora Kátia Lemos. O projeto é gratuito e atende a crianças de varias idades oriundas de escolas públicas e privadas, desde a iniciação com treinos duas vezes por semana aonde são avaliados. E se apresentarem talento, aptidão e vontade de competir, são direcionados à equipe de competição até chegar à equipe de elite, que hoje é formada pelo Lucas e Tamires.

O trabalho de excelência realizado pelo projeto da Ginástica Aeróbica representado pelas conquistas recentes como a da primeira etapa da Copa do Mundo, segundo Kátia Lemos só é possível graças aos parceiros que abraçaram essa idéia seja no campo do ensino, pesquisa e extensão com todo suporte que a UFMG oferece, ou seja na política como a Deputada Federal Jô Morais.

Deputada Jô Morais (esquerda) desejou boa sorte aos atletas da UFMG
Foto: Iago Proença/Assessoria EEFFTO

“A deputada Jô Morais, é um dos principais parceiros e uma torcedora fiel da equipe, é uma pessoa que está aqui de coração, não é só quem providenciou os recursos financeiros por mais importante que seja. Tudo esta sendo pago, e graças a esse apoio. Além disso, temos a UFMG com o Centro de Treinamento Esportivo (CTE), a Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) e o Centro Esportivo Universitário (CEU), que são o nosso porto seguro a base e a ciência. De uma maneira que poucas pessoas vão entender isso, mas unimos ciência  e  paixão.  E até aqui a receita tem dado certo”, afirmou.

O processo de preparação para as competições durante a temporada é acompanhado pela equipe do Laboratório de Prevenção e Reabilitação de Lesões Esportivas (LAPREV) e do Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício (CEPE) ambos da EEFFTO.

A fisioterapeuta Fernanda Viegas faz parte da equipe técnica do projeto e falou sobre o acompanhamento realizado antes, durante e após a disputa de competições. Além disso, ela falou sobre a importância da presença de um profissional da área da fisioterapia durante o período competitivo.

Fernanda estará acompanhando os atletas durante a disputa do Campeonato Mundial em Tóquio, dando suporte no atendimento fisioterápico
Foto: Iago Proença/Assessoria EEFFTO

“A fisioterapia é sempre importante nos campeonatos esportivos sempre que possível e exista verba eles me levam para dar todo suporte na preparação e na prevenção da lesão, durante as competições é importante também para a recuperação para que os atletas consigam chegar no dia seguinte do treino ou da competição mais bem recuperados para a próxima demanda que está por vir”, ponderou.Tamires Rebeca elogiou o nível técnico individual dos atletas e das demais equipes participantes da primeira etapa da Copa do Mundo. Na opinião dela a estréia nessa temporada foi algo espetacular, e serviu para que a equipe pudesse trabalhar mais e refletir sobre a conquista para que possam melhorar o rendimento durante a próxima etapa que será disputada em Tóquio, no Japão.

“O nível técnico nessa primeira competição foi extremamente alto, entre os competidores só tinham campeões mundiais, e finalistas de mundiais pessoas que realmente são muito boas que treinam muita para estar onde estão e foi muito importante que a gente passasse por essa etapa para que chegássemos ao nosso objetivo final em junho que é o campeonato mundial”, disse.

Tamires (primeira da direita fila de baixo) Disputar a Copa do Mundo em março foi um fato novo normalmente estamos no processo de pré-temporada, mais essa medalha representou o oxigénio que precisávamos.
Foto: Federação de Ginástica de Portugal

O processo de associação de atletas a imagem do ídolo ou semideuses é algo muito comum de ocorrer na sociedade atual, pois muitas vezes a conquista desse esportista esta ligada a algo que as pessoas acreditam ser inalcançável.

Lucas Santiago falou sobre o papel ao qual ainda estão se acostumando já que muitas das crianças que fazem parte do projeto vêm neles exemplos no esporte ao serem seguidos.

“É incrível eu jamais imaginei isso em minha vida ser espelho para novas gerações de atletas da Ginástica Aeróbica da forma como me inspirei em outros atletas que passaram pela ginástica. Como o Marcisnei e a Carolina Oliveira, vejo que sou exemplo para muitos futuros atletas que estão por vir e isso é muito legal”, declarou.

Lucas (à esquerda) Toda medalha é diferente, para mim essas duas foram realizações pessoais e profissionais minhas eu precisava mostrar para mim mesmo que eu conseguia.
Foto: Federação de Ginástica de Portugal