Grupo de Dança Sarandeiros da EEFFTO realiza audição para novos dançarinos | EEFFTO - UFMG

Grupo de Dança Sarandeiros da EEFFTO realiza audição para novos dançarinos

18/04/2018 | 12:22

Por Cíntia Militina

Ansiedade, nervosismo, alegria e tensão tomaram conta dos candidatos que disputaram uma vaga no Grupo Sarandeiros da UFMG. A atividade contou com cerca de 62 inscritos que participaram da audição para seleção de novos dançarinos para a formação de um grupo experimental de danças brasileiras, realizada no dia 14 de abril, na sala de dança da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG.

A avaliação contou com parte prática eliminatória onde os candidatos tiveram que executar passos de danças clássicas, contemporâneas e brasileiras, e uma segunda parte classificatória, onde utilizaram elementos para improvisação e criatividade.

Dançando há 20 anos, Elberti Júnior dos Santos, aluno do sexto período do curso de dança da UFMG, participou pela primeira vez da audição para o Grupo Sarandeiros. O dançarino que está em busca de novas experiências contou sobre a sua jornada na dança.

“Eu danço desde os dois anos, meu pai era mestre de samba de gafieira então eu já tenho uma vertente para dança. Tenho um envolvimento com os ritmos populares e comecei o clássico com 14 anos. Quando entrei para a UFMG eu tive o contato direto com a improvisação em dança contemporânea como um todo, me envolvo com a dança o tempo todo”, disse.

Estou no momento de descobrir novas coisas e eu acredito que o Sarandeiros pode acrescentar muito na minha bagagem.
Foto: Cíntia Militina/Assessoria EEFFTO

Questionado sobre o que a dança representa na sua vida, Elberti falou que essa é uma pergunta que ainda não tem uma resposta, e que é muito difícil definir essa conexão.

“Estou até hoje tentando definir o que é dança, e o meu curso, nos questiona o que é dança o tempo inteiro. Mas o que me motiva é que a dança é um tipo de linguagem onde eu consigo expressar toda uma construção, todo um estudo, toda ideia de texto e a arte como um todo tem uma potência de trazer para fora no visual o que o corpo tem como conhecimento, técnica e como vivência”, concluiu.

O Grupo Sarandeiros um dos mais consagrados grupos voltados a danças populares do Brasil, já realizou diversas turnês internacionais, além de apresentações em território brasileiro. Em busca novos integrantes para o grupo, o diretor dos Sarandeiros Gustavo Cortês, fala da importância das audições para o grupo e para os participantes.

“Nós realizamos audição uma vez por ano, onde o Sarandeiros oferece uma oportunidade para que as pessoas conheçam e façam parte do grupo que tem um renome nacional e internacional. Nosso principal objetivo além de receber novos integrantes, é trazer novas habilidades e inovação para os Sarandeiros. Nós temos hoje um grande número de escolas que trabalham com projetos ligados as danças brasileiras, normalmente elaboradas por integrantes ou ex-integrantes do Sarandeiros. E ai quando as pessoas se formam nas escolas, eles encontram a continuação da dança no Sarandeiros”.

É muito importante que os alunos da UFMG participem do projeto de extensão, onde existe a possibilidade de ser uma atividade academia curricular complementar. Além de uma oportunidade futura de ingressarem no mercado profissional trabalhando com dança.
Foto: Cíntia Militina/Assessoria EEFFTO

Há três anos como dançarina no Grupo Sarandeiros, a aluna do curso de Educação Física da EEFFTO, Bárbara Andrade de Santana que já viveu a experiência de ser uma das candidatas em uma audição para novos dançarinos, relata como foi poder participar mais uma vez, mas agora como professora do grupo.

“Participar da audição foi reviver a minha prova e dos meus amigos e amigas que entraram comigo. Lembrar do meu primeiro contato com um tipo de dança que não tinha muita experiência  e as expectativas que criei na época foi maravilhoso. Quando montei a prova do clássico e contemporâneo eu relembrei dos exercícios que tinham caído na minha prova. Investiguei os repertórios do Sarandeiros para passar uma aula que fizesse sentido e que deixasse claro alguns elementos importantes para entrar no grupo. Não necessariamente só técnicos, mas a percepção corporal, flexibilidade, entendimento dos exercícios e a força”, concluiu.

Observar outras pessoas sempre influência também na nossa prática enquanto dançarina, porque podemos refletir a partir do movimento de outra pessoa sobre o nosso próprio movimento