Espaço do Conhecimento UFMG tem programação especial para o Arraial de BH | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Espaço do Conhecimento UFMG tem programação especial para o Arraial de BH

14/06/2018 | 13:09

Via Cedecom

Chegou o mês das festas juninas e o Espaço do Conhecimento UFMG realiza diversas atividades em parceria com o Arraial de Belo Horizonte, promovido pela Prefeitura (PBH). De 16 de junho a 15 de julho, o museu tem correio elegante, sessão especial do Planetário e contação de histórias.

As atividades são gratuitas e abertas ao público, com exceção da entrada no Planetário. Para esse, os ingressos custam R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia). As políticas de meia-entrada e gratuidade podem ser consultadas on-line: http://www.espacodoconhecimento.org.br/descubra/planetario/

Correio elegante diferente

Neste São João, os amantes do Universo vão paquerar de uma forma diferente no Correio Elegante Astronômico, que será relizado nos dias 16, 17, 23, 24 e 30 de junho, 1º de julho e de 7 a 15 de julho. Nesses dias, os visitantes poderão escrever mensagens em cartões personalizados com frases românticas e um toque de Ciência e Astronomia. 

Se o visitante não tiver um crush, não tem problema: o Universo pode ser o destino do correio elegante. Em um mural, o público pode pendurar suas mensagens no espaço sideral. A atividade ocorre durante o horário de funcionamento do museu e é gratuita. Excepcionalmente no dia 17 de junho, o Correio será das 10h às 13h.

Pela história da festa junina

Muita gente não sabe, mas a origem das festas juninas está na Astronomia. A celebração começou com povos do Hemisfério Norte que celebravam as boas colheitas do verão. Essa história será contada na sessão do Planetário "Marcações do Tempo", que ocorre nos dias 20, 24 e 27 de junho e 1º, 4 e 8 de julho. A capacidade é de no máximo 65 pessoas por exibição.

Já na exposição Demasiado Humano, os visitantes vão descobrir a história do cereal mais famoso dessa época do ano na contação de histórias "Caminho do Milho", no dia 7 de julho, às 14h. Na atividade, o público vai entender a trajetória desse alimento, que já era consumido pelos indígenas brasileiros muito antes da chegada dos europeus.

Arraial de Belo Horizonte

Na sua 40ª edição, o Arraial de Belo Horizonte é promovido pela Prefeitura, que realiza concurso de quadrilhas, shows na Praça da Estação e barraquinhas de comida mineira. Neste ano, o evento conta com centros culturais parceiros, como o Espaço, em uma programação associada extensa.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.

O museu fica localizado na Praça da Liberdade, 700, bairro Funcionários.

Mais informações no site www.espacodoconhecimento.org.br, pelo facebook.com/espacodoconhecimentoufmg ou pelo telefone (31) 3409-8350.