Alunos de Fisioterapia realizam o Seminário Formando para o SUS | EEFFTO - UFMG

Alunos de Fisioterapia realizam o Seminário Formando para o SUS

11/07/2018 | 09:45

Por Laryssa Campos

No dia 10 de julho foi realizado no Auditório Principal da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) o Seminário Formando para o SUS. O evento foi apresentado pelos alunos do décimo período do curso de Fisioterapia acerca de suas experiências de estágio nos Centros de Saúde (CS).

Os discentes tinham a função de desenvolver projetos que atendessem as demandas apresentadas pelos gestores dos CS’s e pela preceptora Fisioterapeuta do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF). Além disso, essa iniciativa abarca o envolvimento dos docentes Anderson Aurélio, Fabiane Ferreira, Paula Arantes e Susan Martins.

Fabiane Ferreira relatou ter gostado muito dos trabalhos apresentados e a importância dessa função exercida pelos alunos nas comunidades.

“Esta é uma estratégia e oportunidade para o envolvimento dos futuros profissionais fisioterapeutas com demandas reais da população atendida pela equipe de saúde na atenção básica”, disse.

Ao fim das apresentações, Fabiane fez questão de elogiar o desempenho dos alunos
Foto: Laryssa Campos/Assessoria EEFFTO

Além disso, a professora também destacou a importância dos preceptores para a formação dos novos profissionais.

“É de grande importância a parceria entre academia e serviço para a formação dos discentes, principalmente, o papel da preceptoria que é quem realmente insere o aluno na realidade do cotidiano da prática do fisioterapeuta na atenção básica”, falou.

Vários preceptores foram prestigiar os alunos no Seminário
Foto: Laryssa Campos/Assessoria EEFFTO

Para Débora Cristina Jubiline, referência Técnica do NASF e das Academias da Cidade na Regional Nordeste, a atuação dos graduandos têm sido satisfatória e importante para o crescimento profissional deles.

“Eu acho que chegamos a um momento no qual as experiências são muito exitosas, tanto na questão de qualidade, quanto também na boa vontade de resolver e de desenvolver as ações. Vemos que há um compromisso deles para que, assim, as ações deem certo, pois os alunos querem colaborar e respeitar a Unidade para tentar trazer para tal ambiente o que têm de melhor pra ajudar o serviço. Pessoalmente, considero isso muito respeitoso da parte deles”, elogiou.

Se não houver humanização no atendimento não temos êxito com as nossas ações