Grupo Sarandeiros da UFMG embarca para Portugal com o espetáculo Além-Mar | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Grupo Sarandeiros da UFMG embarca para Portugal com o espetáculo Além-Mar

12/07/2018 | 10:40

Por Cíntia Militina e Isabela Trindade

O Grupo Sarandeiros, um dos mais consagrados voltado a danças populares do Brasil, embarca para Portugal nesta quinta-feira, dia 12 de julho, onde irá participar de dois dos maiores festivais mundiais de folclore organizados em pelo Conselho Internacional de Organizações de Festivais de Folclore e das Artes Tradicionais (CIOFF/UNESCO).

O grupo, apoiado pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, será o único representante brasileiro no 44º Festival Internacional de Folclore de Maiorca, na cidade de Figueira da Foz, e no 38º Festival Internacional de Folclore Rio, em Barcelos. Ambos serão realizados na segunda quinzena desse mês.

De acordo com o diretor do Sarandeiros, Gustavo Pereira Cortês, o grupo pretende, com o trabalho, apresentar um Brasil pouco conhecido e pouco valorizado, inclusive pelos próprios brasileiros, mas de uma beleza que por si só já demonstra a qualidade do trabalho. A equipe apresentará o espetáculo “Além-mar”, composto por um pout-pourri de danças de matrizes africanas e indígenas amazonenses, com destaque para o frevo, maracatu, afoxé, carimbó, lundu da Ilha do Marajó, danças do boi-bumbá e lendas amazônicas.

Segundo Gustavo, os festivais organizados pela UNESCO normalmente não são competitivos, já que não há como avaliar a cultura de um país.
Foto: Cíntia Militina/Assessoria EEFFTO

"Nós temos um grupo forte, jovem e que está bastante preparado. Estamos indo com um grupo de 25 integrantes, sendo cinco músicos e 20 dançarinos, e estão todos muito motivados. É um tempo longo de turnê, serão 17 dias convivendo e dormindo juntos nos alojamentos e instalações e fazendo as apresentações. Além disso, temos um figurino gigante de nossa responsabilidade e precisamos ter sempre muito cuidado com o planejamento e organização, o que tem sido feito desde o ano passado", explicou.

Para Elisanea Martins Lima, dançarina do grupo há 12 anos, as apresentações do Sarandeiros sempre trazem um resultado muito positivo. A diversidade cultural brasileira é a peça principal dos espetáculos, o que faz as pessoas sempre esperarem bastante do grupo.

A dançarina diz que a preparação para as apresentações é longa e de muitos ensaios, mas muito gratificante.
Foto: Cíntia Militina/Assessoria EEFFTO

"É sempre muita alegria, somos muito aplaudidos e é muito gostoso participar dessas viagens. Para mim é sempre uma honra poder representar o Brasil, exatamente porque a gente mostra o quanto somos diversos e a quantidade de coisas maravilhosas que a população produz. Nós levamos a cultura popular para fora e é maravilhoso representar o nosso país no que ele tem de melhor", falou.

As apresentações do Grupo Sarandeiros em Portugal serão transmitidas ao vivo através do YouTube, pelo link https://www.youtube.com/watch?v=iKXTt5MujUc.