Professores da UFMG lançam livro com obra fotográfica de Wilson Baptista | EEFFTO - UFMG

Professores da UFMG lançam livro com obra fotográfica de Wilson Baptista

17/07/2018 | 09:27

Via CEDECOM

Com organização editorial dos professores da UFMG Renata Marquez, da Escola de Arquitetura e Design, Paulo Baptista, da Escola de Belas Artes e do artista gráfico e curador Marconi Drummond, o livro Wilson Baptista: urbano fotográfico será lançado terça-feira, 17 de julho, às 17h30, no Museu Histórico Abílio Barreto. Com tiragem de mil exemplares, o livro abrange, em 112 páginas e 115 fotografias, parte significativa da obra de Wilson Baptista (Belo Horizonte, 1913-2014) dedicada à memória urbana da cidade de Belo Horizonte, entre as décadas de 1930 a 1960.

Selecionadas a partir de um acervo de cerca de 30 mil negativos, estão presentes no livro raras fotografias que documentam aspectos singulares da vida urbana e da construção e expansão da cidade, além de composições abstratas que são, frequentemente, leituras muito pessoais do cotidiano fotografado.

Wilson Baptista produziu uma das mais ricas obras da fotografia moderna brasileira. Foi um dos fundadores e o primeiro presidente do Foto Clube de Minas Gerais, na década de 1950, organizando e participando, até meados dos anos 1960, de exposições e de salões nacionais e internacionais de fotografia, tendo sido premiado diversas vezes. Suas fotografias, publicadas em diversos livros e revistas são, hoje, referência para o trabalho de pesquisadores de arquitetura, história e fotografia, constituindo-se em uma rica memória afetiva de Belo Horizonte.

Além das fotografias, em grande parte inéditas, o livro conta com um ensaio da professora e arquiteta Renata Marquez e com uma cronologia ilustrada assinada pelo fotógrafo e professor Paulo Baptista e pela professora e arquiteta Maria Elisa Baptista, filhos do fotógrafo.

A coordenação editorial do livro e a seleção de acervo foram realizadas por Renata Marquez, Marconi Drummond e Paulo Baptista.