CEPE-EEFFTO e Programa Superar promovem "Dia Escolar Paralímpico" neste sábado, dia 22 de setembro | EEFFTO - UFMG

19/09/2018 | 16:42

Por Iago Proença e Isabela Trindade

A Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG e o Programa Superar da Prefeitura de Belo Horizonte realizam neste sábado, dia 22 de setembro, de 8h às 12h, o “Dia Escolar Paralímpico”. O evento ocorrerá no Dia Nacional do Atleta Paralímpico na sede do Superar, na Avenida Nossa Senhora de Fátima, número 2283, bairro Carlos Prates. A ação integra ainda as comemorações do Setembro Verde, considerado o dia do atleta paralímpico. O Programa Superar surgiu a partir da iniciativa de um professor da UFMG e hoje atende cerca de 900 pessoas com diferentes tipos de deficiência por mês.

Na atividade os discentes da EEFFTO das disciplinas “teoria atividade física adaptada” (graduação), “Classificação Funcional no Esporte Paralímpico” (mestrado) e do Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício (CEPE) atuarão como voluntários, supervisionados por profissionais do programa da prefeitura, o evento é importante na formação complementar dos alunos por unir a prática com a teoria que é vista em sala de aula. Dessa maneira, a parceria da UFMG com o Programa se firma como uma maneira de aplicar o conteúdo teórico na prática em um local de referência em Belo Horizonte.

A professora Andressa da Silva de Mello, do Departamento de Esportes da EEFFTO e fisioterapeuta do Comitê Paralímpico Brasileiro há 13 anos, explicou o funcionamento do Dia Escolar Paralímpico, que contará com a participação de seus alunos.

“Especificamente para evento, os professores do Programa estiveram na EEFFTO por duas semanas para realizarem a capacitação dos discentes que atuarão no dia. Estarão presentes cerca de 50 discentes do curso de Educação Física, tanto da graduação quanto da pós-graduação, atendendo 200 pessoas com diferentes deficiências, então é realmente imprescindível que eles estejam preparados para isso. Além de trabalharem a questão da inclusão do deficiente por meio do esporte, eles também estão trabalhando na parte de logística do evento, então os estudantes vão desempenhar diversas funções”, disse.

Andressa de Mello é ainda coordenadora do CEPE
Foto: Julia Calasans/Assessoria EEFFTO

O Superar tem dois vieses: o atendimento a pessoas com deficiência e a formação e capacitação desses. O objetivo inicial é realizar a inclusão de deficientes por meio da prática esportiva, não necessariamente focando o alto rendimento. Alguns alunos se destacam e criam o interesse de se tornarem atletas, participando de jogos estaduais e nacionais, sendo então apoiados.

Marcelo Mendes, gerente de Paradesporto do Superar, não acredita que a pessoa com deficiência deva ser segregada e colocada em outra categoria da sociedade mais.

“O esporte Paralímpico é uma forma de mostrar para todos as potencialidades e possibilidades do deficiente e é com esse propósito que pensamos o evento. Temos a perspectiva de, futuramente, estreitar a parceria do Superar com a UFMG, colocando um núcleo do Programa dentro da Universidade para ajudar a pessoa a melhorar sua mobilidade, sua auto estima e a se sentir capaz, na intenção de promover uma integração e inclusão cada vez maiores”, falou.

Segundo Marcelo o viés do Programa Superar são o atendimento a pessoas com deficiência, formação e a capacitação
Foto: Iago Proença/Assessoria EEFFTO