Escola de Veterinária da UFMG promove roda de conversa em campanha Setembro Amarelo | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Escola de Veterinária da UFMG promove roda de conversa em campanha Setembro Amarelo

20/09/2018 | 13:15

Via CEDECOM

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo. Dados levantados pela organização apontam uma taxa de 800 mil suicídios por ano, dos quais 65 mil acontecem na região das Américas. Tendo em vista este problema, a Gerência Ambiental e de Biossegurança (Gab) e a Comissão de Bem com a Vida da Escola de Veterinária da UFMG promovem no dia 27 de setembro, quinta-feira, mais uma roda de conversa, com o objetivo de divulgar a campanha Setembro Amarelo 2018. 

O evento contará com a participação do professor Maycoln Leôni Martins Teodoro e terá como tema "Suicídio: Mitos, Verdades e Esperança". A roda de conversa será realizada das 12h30 às 14h, no auditório do Departamento de Zootecnia da Escola, no campus Pampulha. Serão distribuídos, ainda, laços na cor amarela para toda comunidade da Escola de Veterinária da UFMG, inclusive nas salas de aula.

O aumento constante da taxa de suicídio ocasionou a criação da campanha Setembro Amarelo, iniciada no Brasil em 2015. A iniciativa tem o intuito de conscientizar as pessoas sobre a prevenção ao suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade dessa prática no Brasil e no mundo. Infelizmente, para muitos o suicídio ainda não é visto como um problema de saúde pública, mas sim uma espécie de fraqueza de conduta ou personalidade, o que tornou as discussões relacionadas ao tema tabus. Durante todo o mês de setembro, ações são realizadas a fim de sensibilizar a população e os profissionais da área para os sintomas dessa tendência e para a saúde mental, fazendo-os entender que isso também é uma questão de saúde pública. 

Maycoln Leôni Martins Teodoro é professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento (CogCom) da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG. Além disso, é editor do Programa de Atualização em Psicologia Clínica e da Saúde (Propsico, Artmed). Possui projetos de pesquisas com colaborações nacionais e internacionais em temas relacionados à terapia cognitivo-comportamental, vulnerabilidade cognitiva para a depressão, construção e adaptação de instrumentos psicológicos e comportamento suicida.