Ferramenta desenvolvida na UFMG monitora Fake News no Facebook, WhatsApp e Twitter | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Ferramenta desenvolvida na UFMG monitora Fake News no Facebook, WhatsApp e Twitter

03/10/2018 | 16:19

Via CEDECOM

Fake news e conteúdos maliciosos disseminados pelas redes sociais, que influenciaram as últimas eleições nos Estados Unidos, também podem impactar o voto dos brasileiros que vão às urnas, em primeiro turno, no dia 7 de outubro. Para detectá-los, o Laboratório de Computação Social, vinculado ao Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, lançou, em abril, o serviço digital Eleições Sem Fake.

A iniciativa atua em três frentes de monitoramento: grupos públicos no WhatsApp, percentual de robôs em trending topics do Twitter e bancos de dados com anúncios de Facebook. O site também favorece análises das demografias das curtidas nas páginas do Facebook de cada um dos presidenciáveis e compara a cobertura de um mesmo assunto em diferentes sites noticiosos.

O coordenador do projeto, professor Fabrício Benevenuto, explicou o seu funcionamento em entrevista à TV UFMGEm artigo recentemente publicado no Boletim UFMG, o professor Virgílio Almeida e outros especialistas no assunto alertaram para o advento de modalidade mais sofisticada de manipulação midiática.