EEFFTO recebe encontro de grupos de pesquisa em Dança e Educação Física | EEFFTO - UFMG

EEFFTO recebe encontro de grupos de pesquisa em Dança e Educação Física

09/11/2018 | 12:27

Por Leonardo Soares e Thiago Peruch

Nos dias 8 e 9 de novembro, a Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG recebeu o evento “Encontro dos Grupos de Pesquisa: Concepções Contemporâneas em Dança & Dança e Educação Física nas interfaces do Ensino, Pesquisa e Extensão (CCODA/EDUDANÇA)”.

A atividade teve programação diferenciada. Na quinta-feira, dia 8 de novembro, a professora Dra. Marília Velardi, da Universidade de São Paulo (USP), abriu o encontro no Auditório Central da Escola. Velardi ministrou a palestra “Pesquisa Qualitativa em Educação Física e Artes”, abordando métodos e reflexões que possam enriquecer as pesquisas. Para ela, uma vez que a área da Educação Física trabalha na intervenção profissional, esta pode ser classificada como pertencente ao campo das Humanidades e das Artes.

“Conheci o professor Gustavo Pereira Cortês (diretor da EEFFTO) em 2013 durante o Programa de Pós-graduação em Artes. Ele, assim como eu, é originalmente do campo da Educação Física, o que gerou uma identificação entre nós. Este ano, com o Gustavo assumindo a direção da Escola, recebi um novo convite para vir até aqui. Fiquei muito feliz, pois queria muito vir para cá. Já havia tido a oportunidade de estar na Faculdade de Educação e considero aqui um ambiente riquíssimo e pioneiro em muitas questões”, disse.

“Um artista que aprende a investigar sua prática se forma continuamente como artista. Mais que oferecer algo, a pesquisa amplia a formação e nos torna mais criativos.”
Foto: Thiago Peruch/Assessoria EEFFTO

Doutoranda da EEFFTO no Programa de Pós-graduação em Esporte e Lazer, Paola Prudente acompanhou a palestra e crê que os assuntos abordados influenciarão positivamente sua pesquisa.

“A palestra da professora Marília foi bem esclarecedora. Nela, o método foi apontado como um instrumento de valorização da pesquisa qualitativa, ainda desvalorizada na área acadêmica. Mais importante que pensar como eu vou proceder, é a forma com a qual refletimos acerca da pesquisa ou do objeto estudado, isto é, qual é o meu olhar sobre ele”, conta.

Paola é professora no curso de Educação Física de um centro universitário e de um colégio da rede privada, ambos de BH
Foto: Thiago Peruch/Assessoria EEFFTO

A professora Dra. Elisângela Chaves (UFMG), responsável pelo Grupo de Pesquisa Edudança, esteve presente  nos dois dias do evento.

“O Edudança desenvolve, atualmente, três linhas de pesquisa: a primeira abarca as perspectivas dos estudos das relações com o lazer, a segunda, as relações com a educação, e a terceira, a história da Dança na Educação Física”, diz.

A reunião desta manhã, que também contou com a presença das doutoras Marília Velardi (USP) e Isabel Coimbra Diniz (UFMG), reuniu integrantes de Grupos de Pesquisa em Dança, além de estudantes de graduação e uma estudante de Mestrado nascida na Itália.

Elisângela Chaves também coordenou, de 2014 a 2016, o projeto de extensão Vértice Cia. de Dança
Foto: Leonardo Soares/Assessoria EEFFTO

O Edudança realiza publicação e apresentação de trabalhos em eventos acadêmico-científicos do Brasil e do exterior, mesas redondas e oficinas com professores de dança. Nas reuniões do grupo, há pesquisadores da EEFFTO, FAE, COLTEC/UFMG e CEFET-MG.