UFMG será sede de debate acerca de futebol nos próximos dias | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





UFMG será sede de debate acerca de futebol nos próximos dias

14/11/2018 | 13:52

Por Yves Vieira

A UFMG será palco do UFMG Soccer Scince Congress evento que reúne importantes nomes dentro do contexto futebolístico nacional, das mais variadas áreas, e teve como organizadores os docentes do grupo UFMG Soccer Science Center, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) fundado no ano de 2014. O Congress ocorrerá entre os dias 15 e 17 de novembro no Auditório Principal do CAD1, localizado no Campus Pampulha da UFMG, e a entrada no primeiro dia de evento será realizada apenas pela entrada principal da Universidade, pela Avenida Antônio Carlos, número 6627. 

O UFMG Soccer Science Congress tem como objetivos: promover espaço de debate acerca de temas relacionados ao treinamento esportivo aplicado ao futebol; qualificar recursos humanos de diferentes áreas envolvidos no futebol; promover integração acadêmica entre alunos e profissionais de diferentes áreas que se relacionam num ambiente futebolístico (treinadores, preparadores físicos, médicos, fisioterapeutas, etc.); e permitir a divulgação de estudos acadêmicos envolvendo o futebol. 

Gustavo Pereira Côrtes, diretor da EEFFTO, destacou a relevância do evento e do seu papel frente à Universidade e ao campo do futebol, aliando o conhecimento técnico e teórico à prática profissional.

“Participei desde o início do processo da construção do evento, juntamente com os seis professores responsáveis. Para mim sempre ficou muito claro que o grande papel do UFMG Soccer Science Congress é essa união possível entre o que é feito da universidade e do que é trabalhado no futebol profissionalmente. Então, aliar a teoria com a prática para mim é fundamental na formação de qualquer profissional. Nesse sentido, este evento vem exatamente fazer essa ponte: mostrar à sociedade, aos muitos participantes e aos que terão acesso aos anais do evento depois dessa relação importantíssima que a universidade faz extramuros, os trabalhos com o futebol dessa forma profissional que vem crescendo ano a ano”, disse.

O diretor Gustavo Pereira Côrtes ressaltou a aliança entre teoria e prática dentro do futebol.
Foto: Iago Proença/Assessoria EEFFTO

Varley Costa, presidente do Congresso, falou sobre os pontos principais do evento, ressaltando, assim como o Diretor Gustavo Pereira Côrtes, a ponte que é realizada e será ampliada no Congresso entre teoria e prática dentro do cenário do futebol, seja nas equipes profissionais, como nas categorias de base, e também sobre a utilização e surgimento de novas tecnologias no esporte mais popular do mundo.

“Trata-se de um Congresso relevante porque ele busca fazer a ponte entre a teoria e a prática. Então, procuramos trazer para a UFMG Soccer Science Congress profissionais que estão no campo prático, que se destacam dentro dos seus clubes, tanto nas equipes profissionais, quanto nas categorias de base, e também os grupos de pesquisa e professores de universidades públicas e privadas, que desenvolvem pesquisas no campo do futebol, responsáveis pela formação dos profissionais de educação física que desejam trabalhar dentro desse ambiente. No Congresso também serão apresentadas inovações tecnológicas para o esporte, resultados de pesquisas, bem como a experiência prática dos profissionais que lidam no dia a dia com os atletas”, expressou.

Gustavo Côrtes destacou ainda pontos fundamentais dentro de uma nova concepção de futebol profissional, falando sobre a necessidade do uso da ciência no dia a dia dos clubes e seleções.

“Essa relação é fundamental para entendermos não só os processos científicos que fazem com que o futebol se torne essa potência que é não só como vínculo social, mas também como ciência, como pesquisa e como paixão nacional. As temáticas abordadas no Congresso evidenciam que o futebol nos dias de hoje tem de ser praticado de uma forma também científica. É muito relevante trazer esse conhecimento com essa linguagem acessível a todos, eu creio que seja um evento fundamental que lança um pilar na universidade e com certeza trará muitos louros não somente para a equipe de trabalho que é sensacional, e também para a Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, transformando a UFMG num dos maiores centros de futebol do país”, afirmou.

O coordenador do Congresso comentou sobre o papel primordial exercido pela Universidade no âmbito do esporte, destacando a importância da ciência no dia a dia atual dos clubes de futebol.

“A Universidade tem um papel fundamental seja no desenvolvimento de tecnologia, como de conhecimento, para as equipes de futebol, seja no Brasil, como no mundo. Os grandes clubes do mundo normalmente têm centros de pesquisa dentro das próprias instalações, nos quais, em muitas oportunidades dúvidas do dia a dia prático do futebol são sanadas através de pequenos estudos realizados dentro do clube, para que se investiguem os melhores métodos para chegar a uma solução. Tudo que é realizado com processos que são validados cientificamente tem assertividades e garantias maiores. A Universidade auxilia os times de futebol sob a forma de duas linhas muito claras: a primeira relacionada à formação de profissionais, como, por exemplo, preparadores físicos, fisiologistas e analistas de desempenho”, declarou.

Varley destacou a importância do Congresso no contexto atual do futebol.
Foto: UFMG Soccer Science Center

Concluindo sua fala, Varley, que é coaching esportivo do Cruzeiro Esporte Clube, falou sobre a importância da troca de conhecimento realizada entre profissionais do UFMG Soccer Science Center que trabalham tanto na Universidade como em clubes de futebol. O professor destacou o valor da transmissão de conhecimentos práticos dentro da sala de aula, da utilização de pesquisa nos clubes, de projetos de Assessoria do UFMG Soccer Science Center, de Fisiologia do Exercício com os docentes Eduardo Pimenta e Bruno Pena e de Coaching Esportivo, com o próprio Varley, e de abrir novas portas para discentes.