NAPq discute estratégias para a redução do impacto do calor em práticas esportivas | EEFFTO - UFMG

04/12/2018 | 13:00

Por Thiago Peruch

Encerrando os Encontros com a Ciências e a Prática Profissional do ano, o Núcleo de Assessoramento de Pesquisas (NAPq) organizou uma palestra, na tarde de quinta-feira, 29 de novembro, sobre estratégias de redução do impacto do calor em práticas esportivas. A discussão aconteceu na sala 8 da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) e foi ministrada pelo professor Doutor Samuel Wanner.

A professora Ana Amélia, sub-coordenadora do NAPq, avaliou o ano de 2018 como positivo e viu um maior envolvimento dos acadêmicos e profissionais nos encontros.

"Foram experiências ricas, conseguimos trazer muitos discentes da graduação e da pós-graduação, além de pessoas que já concluíram os estudos para escutar o que vem sendo desenvolvido no campo das pesquisas na Universidade. Este é o nosso objetivo, mostrar o que a ciência tem de novidades e como vai influenciar à prática desses profissionais", analisou.

"Os encontros têm cumprido os objetivos de trazer a ciência para a prática, seja na Educação Física, Fisioterapia ou Terapia Ocupacional".
Foto: Thiago Peruch/Assessoria EEFFTO

Além disso, a docente citou que as palestras do Núcleo são muito pertinentes para a população, em modo geral, entender algumas práticas realizadas pelos cientistas.

"A gente vê na televisão as técnicas sendo feitas, como a banheira de gelo após uma partida de futebol e não sabe a explicação de estar sendo feito. Esta é a riqueza dos encontros: a gente conseguir entender no dia a dia porque algumas coisas são feitas do ponto de vista da ciência”, concluiu.

O professor do Departamento de Educação Física da EEFFTO Samuel Wanner, falou a necessidade da pesquisa sobre a influência do calor na prática esportiva.

"O Brasil é um país predominantemente tropical e durante o verão, principalmente, as temperaturas e a umidade ficam elevadas e essas alterações nas condições ambientais acabam impactando o desempenho esportivo e sobre a saúde dos atletas. Há relatos de atletas que passam mal durante determinadas competições que são realizadas no calor, podendo levar há casos de mortalidade”, explanou.

"A pesquisa vem para entender como a gente pode evitar esse prejuízo de desempenho e manter a saúde dos atletas".
Foto: Thiago Peruch/Assessoria EEFFTO

O docente ainda deu um panorama de como a palestra por ele ministrada, vai ajudar alunos e profissionais no treinamento de atletas. Durante a atividade Samuel Wanner apresentou várias pesquisas e teses desenvolvidas na EEFFTO.

"A ideia da palestra é mostrar algumas intervenções que podem ajudar a prevenir esses prejuízos causados pelo calor, em especial, o desempenho físico. Entre elas, algumas formas mais interessantes de treinar no calor, estratégias de resfriamento corporal e alguns recursos nutricionais que podem ser bem úteis nesse contexto", disse.

O aluno de licenciatura em Educação Física Felipe Teobaldo se interessou na palestra a partir de uma experiência anterior durante uma disciplina aplicada pelo professor Samuel.

"Eu fiz uma disciplina com o professor Samuel sobre termo regulação, fiquei muito motivado em participar desse encontro do NAPq. Gostaria de saber como a palestra poderia me ajudar na área de educação escolar e já ter um conhecimento prévio sobre isso”, revelou.

Felipe tem planos para fazer sua tese de graduação ou até mesmo um mestrado na UFMG sobre assunto ministrado.
Foto: Thiago Peruch/Assessoria EEFFTO

Ao final da palestra, o professor Samuel Wanner abriu a discussão para que os alunos fizessem perguntas e discutissem seus pontos de vista. A professora Ana Amélia ainda divulgou a agenda prevista para o primeiro semestre de 2019.

Acesse aqui a programação completa.