Laboratório da UFMG busca voluntários para testar dispositivo que analisa a caminhada | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Laboratório da UFMG busca voluntários para testar dispositivo que analisa a caminhada

04/12/2018 | 08:04

Via CEDECOM

Equipe do Laboratório de Bioengenharia da UFMG, liderada pela pesquisadora e engenheira mecânica Wellingtânia Dias, busca voluntários para participarem da fase de validação de dispositivo eletrônico de avaliação da caminhada. Os interessados devem ter mais de 18 anos e padrão normal de caminhada.

A coleta de dados será realizada nesta semana, na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, no campus Pampulha. Os horários e detalhes para participação serão enviados aos voluntários inscritos.

O dispositivo, denominado Gait well (caminhar bem), vem sendo desenvolvido desde 2016 pela equipe, sob a orientação dos professores Rudolf Huebner e Meinhard Sesselmann e da fisioterapeuta e professora Renata Kirkwood. Segundo Wellingtânia Dias, trata-se de tecnologia nacional que automatiza os métodos tradicionais utilizados pela área de fisioterapia, sendoi a contribuição dos voluntários é fundamental nesta etapa da pesquisa

"É um equipamento portátil, de baixo custo e fácil manuseio pelos profissionais da área, com capacidade de gerar imagens da pegada e medir os parâmetros espaço-temporais, como comprimento do passo e velocidade. Os voluntários vão colaborar com os testes de dois protótipos do dispositivo, cuja tecnologia visa aprimorar tratamentos e prevenir alterações da caminhada em indivíduos-alvo, que provocam perdas de funcionalidade e quedas de pessoas idosas, melhorando, consequentemente, sua qualidade de vida”, explicou a pesquisadora.

As inscrições podem ser feitas pela internet ou pelo telefone (31) 99585-0169. Para mais informações, entrar em contato pelo e-mail gaitwell.contato@gmail.com.