Alunos e atletas do jiu-jitsu da UFMG se graduam na EEFFTO | EEFFTO - UFMG

Alunos e atletas do jiu-jitsu da UFMG se graduam na EEFFTO

05/12/2018 | 08:38

Por Laryssa Campos

A troca de faixas nas artes marciais é um método simbólico de representar os avanços de cada atleta. A graduação é apenas uma festividade que simboliza o crescimento diário que os alunos se propõe a fazer. Por isso, no dia primeiro de dezembro, os alunos e atletas do jiu-jitsu da UFMG comemoraram a sua graduação na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) no Auditório Principal da Unidade às 17h.

Tanto crianças como os adultos receberam suas respectivas faixas contando com a presença de seus familiares no Auditório. Veronika Fedotova, integrante do projeto de extensão de jiu-jitsu da UFMG, foi premiada como atleta do ano de 2018 e explicou ao que se deve essa conquista.

“A gente não se prepara para o prêmio, mas sim, faz o nosso trabalho. Todos os dias a gente acorda e faz o nosso melhor todos os dias. Ao ganhar esse prêmio, senti muita gratidão pela equipe que me ajudou, porque esse é um trabalho que nós fizemos todos juntos”, comentou.

Veronika está na equipe há 3 anos
Foto: Laryssa Campos/Assessoria EEFFTO

O sensei da equipe de jiu-jitsu da UFMG, Cléber de Sousa Lopes concluiu que a arte marcial é ainda mais importante fora do tatame, pois é nas relações humanas que os aprendizados da luta são aplicados.

“A arte marcial às vezes é mais importante fora do tatame do que dentro porque é quando você encontra seus familiares, seus amigos e conhecidos. Eu acredito que essa é a maior importância para um aluno nosso, enxergar a arte marcial como uma formação de um cidadão de bem que é esse o nosso objetivo. Muitos dos alunos daqui são da EEFFTO também, então serão profissionais e, com isso, atuarão no mercado, então, de certa forma, também querem melhorar sua formação, e o nosso objetivo aqui é ajuda-los“, enfatizou.

"A pessoa se torna graduada no dia a dia ninguém se gradua aqui hoje. Você já vê o aluno faixa azul, faixa marrom, faixa roxa, no dia a dia dentro do tatame"
Foto: Laryssa Campos/ Assessoria EEFFTO

Cléber ainda agradeceu a disponibilidade do coordenador do projeto de jiu-jitsu, Márcio Mário Vieira em colaborar na organização para que o evento ocorresse na Universidade.

“Então, essa graduação nada mais é do que uma celebração por eles terem conquistado o objetivo deles e nós, equipe, a oportunidade fantástica de estar aqui que nos foi dada pela Escola através do professor doutor Márcio Mário Vieira, os meus sinceros agradecimentos a todos que lutaram pra que nós fizéssemos uma cerimônia tão bonita”, disse.