PET Educação Física e Lazer promove 17ª Colônia de Férias na EEFFTO | EEFFTO - UFMG

PET Educação Física e Lazer promove 17ª Colônia de Férias na EEFFTO

28/01/2019 | 13:58

Por Yves Vieira

As férias chegam ao fim no decorrer do mês de fevereiro e muitas crianças e jovens aproveitam esse momento final para curtir um pouco mais. Com 17 edições a Colônia de Férias do Programa de Educação Tutorial (PET) Educação Física e Lazer da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG tem o papel de fechar com chave de ouro as férias de pessoas de diversas idades.

Essa edição do evento tem como temática “De volta para a Colônia”, fazendo uma relação com o universo geek. O evento ocorre entre os dias 28 de janeiro e 1º de fevereiro, das 08h às 17h no Campus Pampulha/CEU.

Dentre as brincadeiras o esqui-bunda faz o maior sucesso entre os participantes mirins
Foto: Laryssa Campos/Assessoria EEFFTO

A Colônia é aberta para alunos, professores, servidores técnico-administrativos e funcionários terceirizados da UFMG, assim como seus filhos que queiram participar. A programação inclui jogos, brincadeiras e atividades ao ar livre na própria Unidade e no Centro Esportivo Universitário (CEU).

Para refrescar do calor os participantes brincaram na piscina
Foto: Laryssa Campos/Assessoria EEFFTO

O evento, que é financiado pelo Centro Esportivo Universitário e apoiado pela Reitoria da Universidade, e conta com cerca de 240 participantes, que são divididos em seis turmas diferentes, de acordo com a faixa etária. Dentre os participantes, entre 10 a 20% são deficientes, fato que mostra que a Colônia é inclusiva.

O professor Luciano Pereira da Silva, do Departamento de Educação da EEFFTO, demonstrou ótima expectativa pela realização de mais uma edição da Colônia, afirmando esperar que seja uma semana bem produtiva, de diversão, aprendizado e contato com novas manifestações.

O docente também comentou sobre o tema desse ano, que será pautado no mundo geek (gíria que se refere a pessoas peculiares ou excêntricas, fãs de tecnologiaeletrônicajogos eletrônicos ou de tabuleirohistórias em quadrinhoslivrosfilmes e séries), expressando que a temática é bastante interessante e com muito potencial para desenvolvimento de novas atividades para o evento.

Mateus Marçal, aluno de Educação Física da Escola, fará sua 7ª Colônia de Férias como monitor. O discente é integrante do PET Educação Física e Lazer e comentou sobre o evento, afirmando que cada edição gera uma expectativa diferente, além de declarar que devido as temáticas diferentes a cada edição a inovação é constante, e que o objetivo da 17ª edição é utilizar a cultura nerd em ferramentas para o lazer.

Já Leonardo, também aluno componente do PET Educação Física e Lazer, mas novato na participação da Colônia de Férias, também falou sobre o que espera da 17ª edição do evento, afirmando que tem certeza que tanto os colonos como os monitores farão de tudo para que a Colônia seja novamente um sucesso.

O discente ainda relembrou quando participou como colono, anos atrás, fato que marcou sua infância e que o fez retornar para a EEFFTO para cursar Educação Física, visando fechar o ciclo anteriormente aberto. Além disso, também expressou a paixão por crianças, que segundo ele facilita o processo e o motiva a fazer um trabalho memorável.