Taekwondo do CTE-UFMG conquista três medalhas e se destaca no Grand Slam da modalidade | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Taekwondo do CTE-UFMG conquista três medalhas e se destaca no Grand Slam da modalidade

18/02/2019 | 14:00

Por Yves Vieira

O Grand Slam de Taekwondo é a competição mais importante do calendário nacional da modalidade. A edição do ano de 2019 aconteceu na Arena Carioca I, localizada no Parque Olímpico da Barra, na cidade do Rio de Janeiro, no segundo fim de semana de fevereiro, entre os dias 8 e 10.

Participaram do torneio nomes destaques do esporte, como Maicon Andrade, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Rio 2016, Edival Pontes e Sandy Macedo, medalhistas nos Jogos Olímpicos da Juventude em 2014 e 2018, além de atletas consagrados no cenário nacional, como Raphaela Galacho, Raiany Fidelis, Iris Tang Sing, Leonor Dias, Talisca Reis, Ícaro Miguel, Henrique Precioso e Valéria Rodrigues.

A equipe do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG esteve presente no importante evento. Em 2019, oito atletas do CTE se classificaram para o Grand Slam, no entanto, por questões pessoas dois destes não puderam competir e o time do CTE foi representada por seis competidores: Juliano Lima, Cássia Conceição, Iracema Lacerda, André Mathias, Vytor Santos e Guibson França.

Dos seis que competiram, três subiram no pódio do Grand Slam, conquistado medalhas de bronze, sendo esses Guibson França, na categoria juvenil até 48 kg, Vytor Santos, na categoria juvenil até 59 kg e André Mathias, na categoria adulta até 74 kg.

Por muito pouco os três medalhistas não garantiram a vaga na Seleção Brasileira de Taekwondo, já que o critério para isso ocorrer seria a conquista da medalha de ouro ou prata no Grand Slam.

A atleta Cassia Silva terminou a disputa na quarta posição, apesar de estar vencendo a sua luta até os 40 segundos finais, sendo derrotada por Mikaella Musial, componente da Seleção Brasileira.

Vytor Santos teve um ótimo desempenho ao conquistar o bronze. Em uma chave de 12 atletas, o jovem atleta acabou sendo derrotado na disputa da vaga para seleção brasileira em confronto equilibrado contra uma das principais promessas do taekwondo nacional, o atleta Pedro Eduardo, de São Paulo, que é atleta de Seleção Brasileira desde a categoria cadete.

Vytor teve ótima perfomance no Grand Slam.
Foto: Taekwondo CTE

Já o atleta Guibson França conquistou a medalha de bronze, perdendo a última luta que seria o seu passaporte para a Seleção Brasileira Júnior para o atleta Luiz Felipe, do Mato Grosso do Sul, que foi o campeão do evento e é o atual titular da Seleção Brasileira.

Enquanto André Mathias, da categoria adulta, obteve a medalha de bronze e foi uma das grandes surpresas deste Grand Slam. Já na sua primeira luta André derrotou um dos principais atletas do Brasil na categoria e um dos favoritos ao título, o atleta Marcos Goncalves, atual 1º colocado do ranking nacional e campeão da Copa do Brasil.

Na disputa da vaga para seleção brasileira, André fez uma luta equilibrada contra Henrique Precioso, atleta experiente que compõe a Seleção Brasileira há 10 anos e possui um vasto currículo de conquistas, como títulos dos Jogos Sul-americanos, do Mundial Militar e do Campeonato Brasileiro, já chegando a figurar entres os três primeiros colocados do ranking mundial.

André foi uma das surpresas da competição.
Foto: Taekwondo CTE

O Grand Slam de 2019 encerrou a temporada 2018/2019 da equipe de Taekwondo do CTE, que já começou sua preparação para a temporada 2019/2020.