UFMG Soccer Science Center promove curso de análise de desempenho no futebol, abordando teoria e prática | EEFFTO - UFMG

21/02/2019 | 14:47

Por Isabela Trindade

A área de análise de desempenho no futebol tem crescido bastante, porém, com poucos cursos ofertados sobre o tema no Brasil, torna-se difícil se profissionalizar com qualidade. Pensando nisso, o UFMG Soccer Science Center promoveu o Curso de Análise de Desempenho no Futebol: Teoria e Prática, realizado entre os dias 19 e 22 de fevereiro na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG.

O curso ocorre durante quatro tardes, de terça a sexta-feira, contabilizando um total de 15 horas. As inscrições foram abertas no final de 2018 e finalizadas no início de fevereiro, sendo que todas as 50 vagas ofertadas foram preenchidas.

O professor Gibson Moreira Praça, do Departamento de Esportes da EEFFTO e um dos membros do UFMG Soccer Science Center, falou sobre o conteúdo proposto e as expectativas para continuidade da oferta.

"A maioria dos alunos é de Educação Física, mas temos também jornalistas, fisiologistas, ente outras áreas. Buscamos atingir pessoas diferentes, sendo o único pré-requisito gostar de futebol".
Foto: Isabela Trindade/Assessoria EEFFTO

“O curso será dividido em dois módulos, sendo que, neste primeiro, estamos trabalhando com o conteúdo introdutório da análise de desempenho. Como a área é muito grande, há muito em que se aprofundar, por isso também ofereceremos o módulo dois no segundo semestre deste ano. A nossa ideia é que tenhamos turmas anuais com os dois módulos, que acreditamos serem suficientes para a formação inicial de um analista”, explicou.

Vitor Campos Almeida é estudante do sétimo período em Educação Física, participa do Centro de Estudos em Cognição e Ação (CECA) da UFMG e esteve presente no curso.

“Gosto muito de futebol e, trabalhando no CECA com o professor Gibson, tive contato com a análise de desempenho no futebol. Quando ele me contou sobre o curso me interessei bastante”.
Foto: Isabela Trindade/Assessoria EEFFTO

“Estou achando ótimo. A área da análise de desempenho é uma grande lacuna, já que é muito difícil achar cursos de qualidade e disciplinas na graduação sobre o tema, então está sendo uma oportunidade muito boa para adquirir mais conhecimento e enriquecer o repertório”, disse.