Faculdade de Medicina da UFMG oferece disciplina isolada online sobre métodos de ensino e aprendizagem na área da saúde | EEFFTO - UFMG

22/02/2019 | 13:48

Via Caed UFMG

Alunos da graduação, pós-graduação, professores e comunidade externa poderão participar do curso "Como ser um pesquisador em ensino médico e educação na área da Saúde", oferecido à distância, entre março e junho, pela Faculdade de Medicina, com apoio do Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG.

Ministrada pelo professor Cássio Ibiapina, do departamento de Pediatria da UFMG e pesquisador de estratégias de ensino na área da saúde, a disciplina visa despertar o interesse de cientistas e profissionais de diversos campos de conhecimento pela investigação de métodos de ensino e aprendizagem.

A carga-horária de 60 horas/aula será ministrada majoritariamente à distância, por meio de atividades hospedadas na plataforma Caed Virtual, onde os alunos terão acesso a videoaulas, fóruns de discussão e artigos. Um encontro para apresentação de seminários, previsto para o dia 1º de junho, na Faculdade de Medicina, será o único compromisso presencial da disciplina.

Oferecida em outros semestres como curso presencial, a disciplina é a primeira a ser oferecida na modalidade à distância pela Faculdade de Medicina da Universidade. A estrutura utilizada nos estudos de caso semanais também é inovadora: o professor Cássio se baseou em método utilizado em curso da Universidade de Harvard para criar artigos semanais que aliam o conteúdo teórico a narrativas lúdicas sobre personagens fictícios, o que visa aliviar a tensão do estudo de temas complexos e tornar o aprendizado mais prazeroso.

Estudantes regularmente matriculados nos programas de mestrado e doutorado da UFMG deverão seguir o procedimento regular de inclusão de disciplina na fase de acerto presencial de matrícula, que acontece nos dias 26 e 27 de fevereiro no colegiado da Pós-Graduação, no Campus Saúde. Alunos da graduação deverão seguir o mesmo procedimento e comparecer ao mesmo local no dia 27 de fevereiro.

A comunidade externa e os demais interessados poderão se candidatar às vagas remanescentes do curso como opção de disciplina isolada, no dia 7 de março, seguindo as instruções disponíveis no site do Departamento de Registro e Controle Acadêmico.