Equipe de Judô do CTE UFMG conquista 26 medalhas de 33 concorridas na seletiva para o Campeonato Regional Brasileiro | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Equipe de Judô do CTE UFMG conquista 26 medalhas de 33 concorridas na seletiva para o Campeonato Regional Brasileiro

15/03/2019 | 16:22

Por Thiago Peruch e Yves Vieira

Resultado histórico para a equipe de judô do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG. No sábado, dia 9 de março, foi realizado pela Federação Mineira de Judô o Torneio Início de Judô, na Areninha do Minas Tênis Clube. O time do CTE, comandado pelo professor André Fernandes, alcançou o seu melhor desempenho na história da competição, conquistando 26 medalhas no total, entre 33 integrantes, sendo oito de ouro, e o segundo lugar geral do campeonato.

O evento teve como objetivo a seleção de judocas para o Campeonato Brasileiro Regional de Judô, que será realizado na cidade de Salvador (BA), entre os dias 13 e 14 de abril de 2019. O CTE UFMG garantiu a classificação de 14 atletas para a competição nacional, número que é o dobro do ano de 2018.

O treinador do Centro e coordenador técnico do projeto, André Fernandes, falou que para alcançar esses resultados precisou levar as características da UFMG para a equipe, atraindo bons jovens para participar do projeto.

“Eu, particularmente, sempre quis dar ao judô do CTE a cara da UFMG, uma Instituição grande, de vanguarda e de sucesso. Nenhum jovem quer participar de uma equipe fraca. Esse trabalho de sucesso que vem sendo feito com esses resultados, está melhorando essa característica do Centro de Treinamento Esportivo. Nós estamos com a cara de equipe campeã”, disse.

"Se criança chegou até aqui vai investir parte da vida, da tarde dele, vai mudar a rotina dele. Ele vai querer vir para um grupo forte".
Foto: Thiago Peruch/ Assessoria EEFFTO

A atleta Paula Clark, de 21 anos, conquistou a medalha de prata no Torneio. Ela chegou ao CTE no final de janeiro, após passar nove anos na equipe do Minas Tênis Clube. Para ela, mudar de ares trouxe novas expectativas para esse ano e os próximos.

“A gente viu o melhor índice de crescimento e desenvolvimento da minha carreira de atleta vindo para o CTE. Estes foram os principais objetivos da mudança conquistar títulos e desenvolver minhas habilidades no judô”, contou.

Paula foi incentivada pelo treinador André Fernandes, com o qual sempre teve proximidade desde a época do Minas Tênis, à entrar no judô do CTE
Foto: Yves Vieira/ Assessoria EEFFTO

Já a pequena Gabriela Ribeiro, de apenas 11 anos, foi ouro no Torneio. Começou a treinar no Centro após ser aprovada na Peneira, que são frequentemente realizadas no tatame da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO).

“Eu estou tendo a oportunidade de participar das competições, como a Copa São Paulo e o Brasileiro Regional. Isso foi graças aos meus resultados, ao sensei Glayson, ao sensei André, ao meu pai e minha família. Muitos não possuem essa oportunidade de treinar no CTE, de competir, isso tudo é muito prazeroso”, confessou.

Gabriela revelou que ficou muito feliz, emocionada e empolgada quando soube que passou na peneira do Judô.
Foto: Yves Vieira/ Assessoria EEFFTO

Os 14 judocas classificados são os seguintes: Arthur Luiz de Assis, Gabriela Ribeiro, Izabella Nascimento, Júlia Araújo, Kaique Emanoel Santos; Larissa Alves, Luis Felipe da Silva, Maria Augusta de Lima, Paula Clark, Rafaella Campra, Saulo Daniel Rodrigues, Thaís Martins; Vitória Almeida, Wirna Gabriele de Almeida.

A equipe do CTE já entra em cena novamente neste fim de semana, quando viaja para São Bernardo do Campo para mais um desafio, a disputa da Copa São Paulo, competição que terá a participação de mais de dois mil atletas.