NAPq realiza primeira palestra do ano sobre "Débito do Sono e a relação com as lesões musculoesqueléticas em atletas" | EEFFTO - UFMG

08/04/2019 | 14:46

Por Thiago Peruch

Iniciando os Encontros com a Ciências e a Prática Profissional do ano de 2019, o Núcleo de Assessoramento à Pesquisas (NAPq) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) realizou, na tarde de quinta-feira, 28 de março, palestra sobre “Débito de Sono e Relação com as lesões Musculoesqueléticas em Atletas”. O evento ocorreu no Auditório principal da Escola e foi ministrada pela professora Andressa da Silva de Mello.

A docente Ana Amélia, subcoordenadora do NAPq, demosntrou expectativa para um primeiro semestre com ótimas palestras nos encontros do Núcleo com maior envolvimento dos acadêmicos e profissionais.

"A gente espera continuar mantendo a qualidade dos encontros. Sempre com interesse dos inscritos, tivemos mais de 130 nesse. Esperamos que o Núcleo desperte, com os temas das palestras, desse semestre a vontade de participar do NAPq", analisou.

"Precisamos contar com as pessoas para continuar esse encontro".
Foto: Thiago Peruch/Assessoria EEFFTO

Além disso, a docente citou que as palestras do Núcleo são muito pertinentes para a população, em modo geral, entender algumas práticas realizadas pelos cientistas.

"A ideia dos encontros é que a gente consiga que a sociedade alcance informações científicas de qualidade que muitas vezes as pessoas que vêm as palestras não têm acesso aos artigos que a Universidade tem. O nosso objetivo é este: disseminar as informações científicas de qualidade na sociedade”, disse.

A professora do Departamento de Esportes da EEFFTO, Andressa Silva Melo, falou sobre a necessidade da pesquisa sobre a influência do sono na prática esportiva.

“Sem dúvida essa palestra não é só para atletas. Então, cada um que está aqui vai levar para si uma dica e o quanto o sono é importante. Esse ano, a Sociedade Mundial de Sono está com um lema: Dormir bem torna o envelhecimento saudável. Os alunos e professores podem levar para si, em casa, ou para aqueles que atuarão com atletas e o esporte de alto rendimento”, explanou.

"A falta do sono prejudica o aspecto cognitivo e físico dos humanos".
Foto: Thiago Peruch/Assessoria EEFFTO