Primeira aula no MultiLAB é realizada na EEFFTO | EEFFTO - UFMG

Primeira aula no MultiLAB é realizada na EEFFTO

08/04/2019 | 15:35

Por Yves Vieira

Na última sexta-feira, dia 5 de abril, foi realizada a primeira aula no MultiLAB, laboratório que será acessível a diferentes disciplinas do curso de Fisioterapia da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, permitindo ser reproduzido o que pode ocorrer no ambiente clínico. A atividade foi ministrada pela professora Aline Alvim Scianni, e foi referente à disciplina de Fisioterapia Aplicada às Disfunções Neurológicas, do sétimo período da graduação.

A docente Aline Scianni, responsável pela estreia do novo espaço, não escondeu a felicidade pela efetivação do MultiLAB, demonstrando a imprescindibilidade do laboratório para a demonstração da prática para os discentes do 7º período, que no próximo semestre já irão para o estágio clínico.

“Para nós essa primeira aula representa muito, porque os recursos que temos nessa sala nos permite reproduzir o que pode acontecer no ambiente clínico, algo que não estava acontecendo anteriormente com os outros laboratórios que tínhamos. Então, dessa forma eu posso demonstrar as técnicas e estratégias terapêuticas que utilizamos no ambiente clínico e com os alunos treinando entre si, como também podemos trazer o próprio paciente e mostrar essas técnicas nele mesmo. Os alunos já manifestam uma motivação maior, pois realmente a demonstração da prática é imprescindível nesse momento, no qual os discentes estão preparando para atenderem os pacientes”, disse.

A professora Aline Scianni estreou o MultiLAB.
Foto: Yves Vieira/Assessoria EEFFTO

Assim como a professora Aline Alvim, a docente Fabiane Ribeiro Ferreira, coordenadora do curso de Fisioterapia, afirmou a importância do MultiLAB para o curso de Fisioterapia, deixando claro que o novo local não será de nenhuma disciplina específica.

“O MultiLAB é um espaço que faltava para nós da Fisioterapia, para práticas de algumas disciplinas voltadas principalmente para a questão da neurologia. Vemos nisso um potencial para melhor a prática dos nossos alunos, já que o professor passava a teoria, mas não tínhamos o espaço adequado para que o mesmo pudesse demonstrar a manipulação que deve ser feita com os pacientes neurológicos. Então, hoje é o primeiro dia que o laboratório está sendo usado. Não denominamos o laboratório como de nenhuma disciplina específica, para ser um espaço mais acessível para outras utilidades. Estamos andando com o currículo novo e esses espaços são cada vez mais importantes para aprimorarmos a formação dos alunos da Fisioterapia aqui na EEFFTO”, declarou.

Fabiane destacou o advento de novos espaços para o curso de Fisioterapia.
Foto: Laryssa Campos/Assessoria EEFFTO

Raquel Lima Molinari, de 24 anos, é monitora da disciplina Fisioterapia Aplicada às Disfunções Neurológicas e formada na EEFFTO. A jovem destacou o advento da novo laboratório, relembrando sua época de discente de graduação, quando as atividades referentes a matéria eram realizadas na sala de cinesioterapia.

“Creio que este espaço para a disciplina de Fisioterapia Neurológica será essencial para os alunos e professores. Hoje sou monitora da disciplina e na minha época de discente não tínhamos um espaço como esse, usávamos a sala de cinesioterapia, que não é adequada para as práticas dessa matéria. Esse espaço possibilitará aos alunos um maior contato com a prática, juntamente com os docentes”, falou.

Raquel, hoje monitora, reconhece a necessidade do novo espaço.
Foto: Yves Vieira/Assessoria EEFFTO