Grupo Sarandeiros divulga resultado de Audição realizada no último sábado (13) | EEFFTO - UFMG

Grupo Sarandeiros divulga resultado de Audição realizada no último sábado (13)

15/04/2019 | 11:34

Por Luiza Galvão e Yves Vieira

Paixão, nervosismo e expectativa. Três sentimentos refletidos nos participantes da seletiva do Grupo Sarandeiros realizada no último sábado, dia 13 de abril, na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO). O processo seletivo contou com vários participantes, diversificados em idade e profissão.

O Grupo Folclórico Sarandeiros foi fundado no ano de 1980 pelas professoras Marilene Lima e Vera Soares, fazendo parte dos cursos de extensão oferecidos aos alunos da EEFFTO. Em 1997 a direção do grupo passou a ser do bailarino e coreógrafo Gustavo Pereira Côrtes, atual professor de Folclore e Dança da UFMG, que ampliou o acesso ao grupo, permitindo a entrada de bailarinos de outras companhias e pessoas da comunidade geral.

O trabalho do grupo consiste em adequar as tradições e as pesquisas que são feitas em comunidades tradicionais, em grupos tradicionais através de histórias orais embasadas em histórias lendárias e/ou mitológicas para construir o seu objeto de cena, então necessita-se dessas informações que vão balizar e nortear a elaboração dos espetáculos que são realizados. Vários espetáculos já foram realizados, muitos com temáticas específicas, como o “Gerais de Minas”, que teve uma temática muito baseada nas festas de reinados e reisados referente as Folias de Reis e aos congados, especialmente no estado de Minas Gerais.

A audição de 2019 teve caráter especial. As seleções do Sarandeiros são realizadas há aproximadamente doze anos (todos os anos), e o caráter especial é que os selecionados passarão por um período de adaptação até o mês de junho. Então, terão aulas e ensaios durante os meses de abril, maio e junho, e trarão uma apresentação no final de junho e do processo de aprendizagem das danças que forem ensaiadas e ensinadas durante esse período, sendo escolhido ao final de julho o grupo definitivo, para iniciar os trabalhos em agosto visando o novo espetáculo do grupo, que será lançado em agosto de 2020.

O resultado oficial da audição foi divulgado no site do Sarandeiros nesta segunda-feira, dia 15.

Alguns inscritos já participam do grupo em outras unidades, como o Filipe Lopes, integrante do Sarandeiros Salesiano há quatro anos, que aos 16 anos fez sua primeira seleção e aos 18 voltou para uma nova tentativa.

“A dança me ajudou demais no ensino médio. Eu entrei no Salesiano muito tímido e a dança me ajudou a manter contato com o pessoal, em relação a socializar, me tirando um pouco dessa timidez”, afirmou.

Integrande do Grupo Sarandeiros do Colégio Salesiano, Filipe participou da seletiva para o grupo da UFMG.
Foto: Luiza Galvão/Assessoria EEFFTO

Unidos pelo histórico na dança, porém diferente de Filipe, é a primeira vez que a Sara Stephane concorre a uma vaga. Esse momento se marca por um retorno a dança, pois por conta de dificuldades financeiras suas aulas de balé foram encerradas.

“Desde pequena eu sempre gostei de dançar, fiz balé por muitos anos e por não ter condição financeira de permanecer tive que sair. Agora eu pretendo conseguir essa vaga e dançar novamente como eu sempre gostei”, disse.

Sara participou da seleção pela primeira vez.
Foto: Luiza Galvão/Assessoria EEFFTO

Já Gustavo Pereira Côrtes, diretor da EEFFTO e do Grupo Sarandeiros, destacou o profissionalismo dos integrantes e a qualidade dos mesmos, ressaltando a rotina rigorosa de trabalho intenso do grupo e a trajetória de quase 40 anos da equipe, que representa a UFMG em festivais nacionais e internacionais. O diretor também evidenciou a importância dos futuros integrantes entenderem o dia-a-dia do Sarandeiros e a necessidade de grande compromisso com o grupo.

“É importante que os classificados, primeiro tenham disponibilidade e comprometimento com o trabalho, que vai ser feito, segundo tenha já o mínimo de percepção do que são as questões relacionadas às danças realizadas pelo grupó, porque a pluralidade sempre fez parte do repertório do Sarandeiros, então não é apenas ter um breve conhecimento de dança clássica, por exemplo, ou de danças contemporâneas. Mas principalmente ter possibilidades através do seu corpo de realizar movimentos que possam estar condizentes com o trabalho do grupo e especialmente ligadas às danças tradicionais brasileiras que são traduzidas para cena através do processo criativo que o Sarandeiros elabora”, declarou.

Integrantes do grupo avaliaram postulantes.
Foto: Yves Vieira.