Mercado de trabalho e ética na Fisioterapia são temas de palestra na EEFFTO | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Mercado de trabalho e ética na Fisioterapia são temas de palestra na EEFFTO

14/05/2019 | 08:32

Por Mariana Silva

Na última quinta-feira, dia 09 de maio, os alunos do primeiro, quarto e sétimo período do curso de Fisioterapia da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG acompanharam palestra do consultor da área de fisioterapia Bernardo Chalfun. Com o objetivo de discutir a ética e o atual mercado de trabalho, o evento que foi realizado no Auditório Principal da Escola, contou com a presença dos docentes Luciano Fonseca Lemos de Oliveira e Daniele Sirineu. 

Além de consultoria, Chalfun, também é empresário e Fisioterapeuta. Ele ressaltou que tudo fica mais fácil quando identificamos nosso propósito de vida e nos sentimos confortáveis com ele. Para o especialista é necessário refletirmos mais sobre as nossas decisões. 

"As melhores vidas profissionais que eu percebo são de pessoas que conseguiram aliar a carreira, os esforços, que são muitos, a um proposito, a uma identificação profissional. Quando você conhece seu proposito de vida e se sente confortável com ele, tudo fica mais fácil, as escolhas são feitas com menos peso, você aloca recursos financeiros e energia no que é importante. A palestra é sobre proposito, faz muito sentindo para os estudantes como um todo, especialmente para quem está começando, para entender um pouco mais e refletir. Hoje estamos com a vida tão corrida que não paramos para pensar sobre a nossa vida, nós simplesmente reagimos. E pensar sobre a nossa vida, pode ajudar muitos a escolher caminhos melhores", disse.

Bernardo Chalfun é formado em Fisioterapia pela UFMG.
Foto: Mariana Silva/Assessoria EEFFTO

Daniele Sirineu professora da disciplina de Ética e Deontologia da EEFFTO falou sobre a importância em impulsionar a reflexão sobre a ética para com os alunos, através da palestra.

"Quando decidimos juntar as turmas, pensamos a questão do mercado atual de trabalho, em qual postura o fisioterapeuta deve ter em relação ao profissionalismo, a postura ética. Dentro da questão ética, que é bem reflexiva, nós acreditamos que seria interessante para fomentar essa reflexão do aluno e como ele poderia estar se capacitando, buscando habilidades para realmente ser um profissional de qualidade e de excelência", afirmou.

Daniele Sirineu é professora do Departamento de Fisioterapia da EEFFTO.
Foto: Cíntia Militina/Assessoria EEFFTO

De acordo com o professor Luciano Fonseca Lemos de Oliveira, que leciona a disciplina Fundamentos de Fisioterapia, o intuito da palestra é esclarecer para os alunos as questões mercadológicas e éticas dentro da profissão de Fisioterapeuta.

"Abordar esses aspectos. Nada melhor do que trazer o Bernardo, que é um ex-aluno da UFMG e hoje trabalha com empreendedorismo e gestão da fisioterapia no mercado de trabalho. Ele está inserido no dia-a-dia da profissão, então o objetivo foi convida-lo, para que ele possa dar esse depoimento e trazer uma ideia do que os alunos vão encontrar no mercado de trabalho. Os alunos têm uma ansiedade muito grande em saber o que fazer, o que os espera lá fora, existem várias duvidas sobre o curso, muitos não têm a certeza se escolheram a profissão correta, como um fisioterapeuta atua na área, qual a sua valorização, o teto salarial entre outras duvidas", disse.

Luciano é professor do Departamento de Fisioterapia da EEFFTO.
Foto: Cíntia Militina/Assessoria EEFFTO

Aluna do 4º período do curso de Fisioterapia da EEFFTO, Maria Luíza Rodrigues Santos, que participou da palestra pela segunda vez, falou sobre a importância de abordar esse tema na faculdade.

"A palestra foi maravilhosa, querendo ou não na universidade nós perdemos um pouco em relação ao mercado.  Ficamos muito preocupados com as matérias, se vamos dar conta e entre outros questionamentos. Então poder ter esse tipo de esclarecimento com alguém que já está no mercado e entende perfeitamente como ele funciona,  é muito diferente. Uma coisa é você saber na teoria, a outra ter alguém que já está anos na parte prática e poder esclarecer todas as nossas dúvidas. Eu já tinha visto essa palestra, mas mesmo assim surgiram muitas dúvidas e questionamentos, do primeiro período até o quarto, eu já tive muitas ideias e desisti de outras, então sempre surgem questionamentos", disse.

Esse tipo de palestra é fundamental para que todas os nossos questionamentos quanto a nossa profissão sejam esclarecidos. 
Foto: Cíntia Militina/Assessoria EEFFTO