EEFFTO recebe o jornalista Breiller Pires e discute futebol, mídia, lazer e suas dimensões políticas | EEFFTO - UFMG

24/06/2019 | 11:00

Por Mariana Silva

No dia 10 de junho, uma segunda-feira, a Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG recebeu o jornalista Breiller Pires, do El País e ESPN Brasil, que abordou o tema "Futebol, Mídia e Lazer: Dimensões Políticas". O evento teve como objetivo debater a respeito da relação entre futebol, mídia e lazer com a sociedade e foi realizado pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos de Lazer (PPGIEL) e pelo Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcida (GEFuT), com o apoio do Centro Esportivo Universitário (CEU).

A abertura foi realizada pelo docente Sílvio Ricardo da Silva (coordenador do GEFuT) e pela professora Cristiane Luce Gomes (coordenadora do PPGIEL).
Foto: Mariana Silva/Assessoria EEFFTO

Breiller Pires, destacou em uma de suas falas a importância de discutir o futebol, não somente como uma prática de lazer, mas também como um esporte que abrange questões políticas e sociais, que devem ser discutidas por todos. Inicialmente falou sobre a dificuldade de ser revelar homossexual dentro do contexto futebolístico brasileiro.

"Hoje no Brasil, me parece mais grave um jogador dizer que é homossexual do que ser acusado de estupro e acho que isso geraria uma repercussão e críticas até maiores. A gente vê o próprio exemplo do Richarlyson que foi execrado no São Paulo e no Guarani, sem nunca ter assumido sua orientação sexual", afirmou.

Breiller falou da matéria que publicou sobre casos de abuso sexual em centros de treinamento.
Foto: Mariana Silva/Assessoria EEFFTO

Em seguida, tocou no assunto que tange os abusos sexuais de crianças e adolescentes no esporte por todo o país. Esse foi tema de um dossiê do jornalista para a Revista Placar, no ano de 2013. Para ele, os grandes clubes também são cúmplices nessas violações de direito das crianças e adolescentes, porque tratam o futebol, as crianças e os adolescentes como mercadoria.

"Nos casos específicos dos abusos há um grande receio de serem associados a essa idéia da homofobia, de torcedores verem um clube envolvido em um escândalo de abuso sexual. Até o São Paulo é taxado pejorativamente como time de Bambi e não fazem campanha para mudar essa realidade e não fazem campanha para proteger direitos de jovens jogadores", acrescentou.

Breiller Pires é formado em Jornalismo pela UFMG.
Foto: Mariana Silva/Assessoria EEFFTO

Num segundo momento o jornalista abriu o espaço para um debate com os participantes acerca dos assuntos abordados durante a palestra. Questionado sobre os cuidados relativos a sua segurança durante a produção de matérias investigativas, e se de fato as publicações repercutem nos clubes, como por exemplo sobre casos de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes em centros de treinamento.

"É sinal que eu estou fazendo bem o meu trabalho. Então é justamente incomodar, revelar denuncia, e até casos de abuso sexual, isso para uma pessoa que abre uma revista de esporte, um jornal pode soar desagradável, então por isso eu levo isso como causa e não pretendo desistir", relatou.

Breiller acrescentou, usando como exemplo o caso do incêndio que ocorreu no Ninho do Urubu, Centro de Treinamento do Flamengo, que a gente precisa ter maturidade para separar o campo dos bastidores, do que acontece fora dele e acha que é muito difícil responsabilizar os clubes, porque muitas vezes a paixão está acima da razão.

Cerca de 120 pessoas estiveram presentes no Auditório Principal da Unidade para acompanhar a palestra
Foto: Mariana Silva/Assessoria EEFFTO

A discente do primeiro período do curso de jornalismo da UFMG Júlia Salles, falou sobre a importância de palestras com abordagem Multidisciplinar em sua formação acadêmica.

"A presença de profissionais como o Breiller para debates e palestras é essencial, uma vez que permite com que conheçamos diferentes áreas dentro da Universidade. Essa experiência traz informações sobre áreas que já nos identificávamos ou que desconhecíamos e nos auxilia na identificação com qual área mais simpatizamos e gostaríamos de trabalhar. Além disso, ouvir a opinião de uma pessoa que já está no mercado é muito importante para nos guiar ao caminho correto, que nos trará retorno", relatou

João Lâmego e Júlia Salles ficaram sabendo sobre o evento por meio da divulgação interna na Unidade
Foto: Mariana Silva/Assessoria EEFFTO

João Lamêgo é discente do primeiro período do curso de Jornalismo da UFMG comentou sobre a relevância de momentos como a palestra promovida pelo GEFuT para sua formação profissional principalmente em relação ao debate relacionado ao futebol. Que normalmente e analisado apenas como prática esportiva e ou como entretenimento.

"É importante discutir sobre o futebol sob uma perspectiva relacionado ao divertimento, entendendo a importância da modalidade como uma prática de lazer e também sua importância como um tema sério. Não se pode deixar nenhuma dessas questões de lado, principalmente sobre assuntos sérios. O esporte no Brasil é a principal forma do jovem brasileiro de baixa renda de subir na vida e até mesmo conseguir ser alguém na vida, de ganhar dinheiro, ter fama", disse.

No final do encontro, o GEFuT sorteou três livros para as pessoas que compareceram ao encontro. Os livros foram entregues por Breiller, que encerrou o evento posando para a foto com o Grupo.

Ganhadores dos livros do GEFuT.