EEFFTO celebra as festividades juninas com arraiá | EEFFTO - UFMG

EEFFTO celebra as festividades juninas com arraiá

09/07/2019 | 09:00

Por Mariana Silva

No dia 28 de junho, a Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) realizou sua Festa Junina. No evento, que foi aberto ao público, foram realizadas diversas apresentações de danças, dentre elas dos grupos Sarandeiros e Sarandoso, além da atividade de barraquinhas de alimentação e jogos.

Quadrilha do Envelhecimento Ativo.
Foto: Mariana Silva/Assessoria EEFFTO

O Programa de Envelhecimento Ativo deu início as apresentações com uma quadrilha que contou com a presença dos idosos e seus professores. Beti Aguiar que é uma das participantes, disse que ficou muito feliz em ter dançando e enfatizou como se sente em relação ao projeto.

"Eu me sinto muito completa, muito realizada nesse projeto que nos coloca no convívio, na solidariedade, na convivência com as pessoas e isso enriquece a gente. Eu sou muito grata", relatou.

Felicíssima de ter dançado, gostei demais, se tiver outra dança vou querer dançar.
Foto: Mariana Silva/Assessoria EEFFTO

A Festa recebeu a apresentação do Grupo Sarandoso, que desde 2004 reúne idosos com mais de 60 anos de idade para realização da prática da dança. Sônia Moreira Pereira é uma das senhoras que faz parte do Grupo. Ela participou do arraiá e falou de sua felicidade em realizar a apresentação.

"Todos os dias que nós apresentamos é muito bom, é muito gostoso. Todo mundo olhando pra gente, nos sentimos muito orgulhosas, pela nossa idade e por lembrar a coreografia, que é o mais difícil. Gostei muito de dançar hoje, fiquei feliz", disse ela.

Sônia está há 10 anos no Grupo Sarandoso.
Foto: Mariana Silva/Assesoria EEFFTO

O Grupo Sarandeiros, fundado há mais de 35 anos, também esteve no evento e apresentou algumas coreografias. Andreza é uma das componentes do Grupo, que é caracterizado por divulgar a cultura brasileira através da dança. Ela comentou sobre a experiência vivenciada na Festa Junina.

"Essa é minha primeira apresentação e é uma energia maravilhosa. Eu fiquei muito nervosa antes, mas a energia do público, a energia do grupo em si, tudo contagia. É maravilhoso e incrível. Estou adorando e já quero mais", falou.

Andreza entrou no Grupo Sarandeiros há dois meses.
Foto: Mariana Silva/Assessoria EEFFTO

Os alunos do Professor Gustavo Pereira Côrtes, do curso de Educação Física apresentaram coreografias que abordam as danças típicas do Brasil. Franklin Ribeiro Fernandes Negrão, foi um dos alunos que dançou. Ele afirmou que acima de tudo, estar apresentado na Festa Junina é um desafio e participar com uma roupa que normalmente não é o que se espera, é transgressor.

"Eu acho que foi tranquilo e acredito que a galera também ficou tranquila durante a apresentação. O interessante é que a festa junina da EEFFTO tem espaço para tudo, todos os tipos de apresentações que estão aparecendo. Está sendo legal", finalizou ele.

Franklin em uma das apresentações.
Foto: Mariana Silva/Assessoria EEFFTO

Para acessar as fotografias da Festa Junina da EEFFTO, clique aqui.