15º Seminário Internacional Concepções Contemporâneas em Dança é realizado na EEFFTO | EEFFTO - UFMG

12/07/2019 | 15:45

Por Yves Vieira

A Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG recebeu entre os dias 2 e 5 de julho o 15º Seminário Internacional Concepções Contemporâneas em Dança, que teve como temática “Os estudos interdisciplinares da dança: a ciência e a arte em diálogo”. O evento foi promovido pelo Programa de Dança Experimental (PRODAEX), com coordenação da professora Isabel Coimbra, e contou com a realização de palestras, fóruns, mesas redondas, mostras de danças e videodanças, oficinas e apresentações de pôsteres.

O PRODAEX faz parte da extensão universitária da EEFFTO/UFMG e possui três projetos: O Grupo de Estudos/Grupo Experimental Dança 1, o projeto Extra Muros e o Projeto Nu Dançar. Ambos são compostos pela professora coordenadora, Isabel Coimbra, por bolsistas da Pró-reitoria da extensão da UFMG e alunos voluntários de diversas unidades da Universidade.

Durante o evento artistas e alunos da Unidade performaram no Espaço de Convivências da EEFFTO
Foto: Cíntia Militina/Assessoria EEFFTO

A docente Isabel Coimbra, responsável pelo PRODAEX e pela coordenação do 15º Seminário Internacional Concepções Contemporâneas em Dança, ressaltou a relevância do evento, destacando a ascensão das pesquisas e estudos em dança.

“É um evento de envergadura internacional, já é o 15º, e é uma comprovação de que a dança é uma área de pesquisa e de conhecimento em ascensão, tanto que tivemos dentro da programação o lançamento de livros produzidos por professores da área. É um privilégio muito grande e um marco progressivo do crescimento do campo”, disse.

Isabel é professora do Departamento de Educação Física
Foto: Mariana Silva/Assessoria EEFFTO

Elisângela Chaves, professora do Departamento de Educação Física da EEFFTO e coordenadora do grupo de estudo, pesquisa e extensão sobre a Dança: Possibilidades de Diálogos (EduDança), foi organizadora de um livro lançado no Seminário. Sobre o feito, a docente comentou que é uma felicidade esse lançamento e que está cumprindo seu dever como pesquisadora.

“Sem dúvida é um dia muito feliz para mim e para o professor Gustavo Côrtes, que somos organizadores da obra Dança, Educação, Lazer e Arte. O livro foi realizado de forma coletiva e possui textos de autoria dos nossos alunos, orientandos, pesquisadores e professores vinculados ao grupo. Para nós é uma felicidade pensarmos que conseguimos ter dentro do espaço da universidade pública, produzindo conhecimento e alcançando esses feitos. É um cumprimento da nossa responsabilidade também como pesquisadores de conseguirmos colocar acesso gratuito da população a essa obra, também de forma on-line e gratuita”, declarou.

Os professores Gustavo e Elisângela foram os organizadores do livro.
Foto: Mariana Silva/Assessoria EEFFTO

Já Gustavo Côrtes, Diretor da EEFFTO, demonstrou a satisfação pelo fato da Escola ter recebido um evento desse tamanho, reconhecido nacionalmente e internacionalmente, além de evidenciar a importância da discussão e do estudo da dança relacionada a outras áreas, como arte e educação física.

“Continuamos obtendo conhecimentos na dança, na Educação Física e na Arte. Sem dúvidas, são possibilidades que abrimos para o diálogo na área. É um prazer para a EEFFTO receber um evento dessa magnitude”, concluiu.

Gustavo comentou sobre a discussão estabelecida dentro do campo da dança.
Foto: Mariana Silva/Assessoria EEFFTO

Confira aqui outras fotos do Seminário