Último GEFuT Convida do semestre é realizado na EEFFTO | EEFFTO - UFMG

Último GEFuT Convida do semestre é realizado na EEFFTO

12/07/2019 | 15:22

Por Yves Vieira

Na quinta-feira, dia 11 de julho, o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos de Lazer (PPGIEL) e o Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcida (GEFuT) realizaram o último "GEFuT Convida" do primeiro semestre letivo de 2019, no Mini-auditório da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG. O evento teve como temática “Futebol OnLife: reflexões sobre esporte, lazer e mídia” e contou com a presença do Professor Doutor Rogério Santos Pereira, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O conceito de sociedade onlife, neologismo que junta as palavras online e off-line, foi bastante discutido durante a palestra sob aspectos relacionados a temas atuais de estudo e pesquisa nos campos do lazer e do esporte.

O professor Silvio Ricardo da Silva, do Departamento de Educação Física e coordenador do GEFuT, crê que debates como o trazido por Rogério são essenciais na contemporaneidade, dentro de um contexto de discussão do lazer e do esporte relacionados diretamente à questão da tecnologia na atualidade.

“A presença do Rogério trouxe algo fundamental, que é a reflexão sobre temas da atualidade, que pululam na sociedade. O Rogério possibilitou uma série de pensamentos sobre o trabalho com essa questão das tecnologias, da internet, de como lidar com isso na modernidade, não só para o futebol, mas também no campo do lazer de uma maneira geral e que afeta diretamente o objeto de estudo desse programa de Pós-graduação”, declarou.

Para Silvio, a conversa que relaciona futebol e novas tecnologias é fundamental na atualidade.
Foto: Yves Vieira/Assessoria EEFFTO

Rogério Santos é docente do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC, co-coordena o Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva (LABOMÍDIA) e coordena o Centro de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e de Lazer da Rede Cedes de Santa Catarina. Para o pesquisador foi um prazer voltar para Minas Gerais e dialogar com o Grudo de Estudos sobre Futebol e Torcidas, trazendo a tona um tema tão importante a ser discutido nos dias de hoje.

“É um prazer retornar a Minas Gerais, meu lugar de pertencimento e sobretudo para um momento de diálogos com o GEFuT, grupo importante para que possamos pensar essas relações entre lazer e esporte a partir do futebol. É um debate importante porque o meu lugar de estudo e reflexão busca articular questões da educação física e do esporte com a mídia e carece muito das contribuições que o GEFuT vem trazendo para a comunidade acadêmica, do lazer, da educação física e de outras áreas do conhecimento”, afirmou.

Sobre a temática da palestra, o professor da UFSC comentou que foi originada a partir da articulação do LABOMÍDIA, seus trabalhos e o diálogo com o GEFuT, na tentativa de compreender o futebol sob a perspectiva midiática.

“O tema da palestra diz respeito à articulação entre o meu grupo, o Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva, seus trabalhos e o GEFuT, buscando a compreensão do futebol nessa interface com a mídia no momento contemporâneo, que tem uma forte presença de tecnologias digitais. Então, o título e o fio condutor da palestra passam pela necessidade para uma construção de referenciais teóricos que deem conta dessa transformação contemporânea. A ideia do onlife busca superar uma dicotomia que não se sustenta teoricamente nem nas práticas entre o online e o off-line”, disse.

Finalizando, Rogério falou sobre o conceito de onlife e sua forte ligação com o futebol na modernidade, destacando as experiências do torcer associadas ao mundo digital.

“Pensar o futebol sob uma perspectiva onlife reconhece por um lado a multiplicidade da modalidade esportiva e da vivência do futebol nas conversas, nos diferentes modos de torcer, nos diferentes suportes e formatos de mídia e nas diferentes possibilidades de práticas, reconhecendo esse modo que construímos nossas relações com o futebol a partir de uma dinâmica em que nós somos sujeitos que estamos conectados com redes móveis”, concluiu.

Rogério foi aluno do professor Silvio durante a sua graduação em Educação Física, na Universidade Federal de Viçosa.
Foto: Yves Vieira/Assessoria EEFFTO