Seminário na UFMG explora futebol, mídias e tecnologia | EEFFTO - UFMG

Seminário na UFMG explora futebol, mídias e tecnologia

16/07/2019 | 11:28

Via CEDECOM

Aspectos políticos e de comportamento e as controvérsias que marcam a relação entre esportes, mídias e tecnologias serão tratadas em seminário que terá lugar no auditório Carangola, sala 1012 da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG, campus Pampulha, nos dias 12 e 13 de agosto. Promovido pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, o evento será aberto por conferência do professor Markus Stauff, da Universidade de Amsterdã, que vai abordar o tema Expecting goals: the big data discourses in sports.

Em três mesas de conversa, pesquisadores da UFMG e de outras instituições vão debater aspectos como a incorporação das tecnologias por torcedores, iniciativas recentes de mulheres torcedoras, cobertura jornalística, o advento do árbitro de vídeo (VAR) e a evolução das transmissões esportivas.

O seminário é organizado pelo R-EST (Estudos de Redes Sociotécnicas) e pelo coletivo Marta (Grupo de Pesquisa em Comunicação e Culturas Esportivas) e coordenado pelos professores Ana Carolina Vimieiro e Carlos d’Andréa, do Departamento de Comunicação Social da UFMG.

Carlos d’Andréa lembra que os estudos sobre futebol e outros esportes ainda são pouco valorizados nas Humanidades e, sobretudo, na Comunicação. “Temos nos dedicado a temas novos e que nos são caros, como as mediações tecnológicas, as mídias sociais e a forma como as pessoas lidam com as tecnologias”, diz.

Ana Carolina Vimieiro ressalta que estudos sobre o futebol nas ciências sociais são tradicionalmente focados na seleção brasileira masculina, nas Copas do Mundo e em questões como a identidade nacional. “Os novos estudos expandem a área, valorizando, por exemplo, a experiência cotidiana que se manifesta em iniciativas como blogs e podcasts”, comenta a professora.

Mulheres torcedoras
Em sua participação na primeira mesa (Culturas esportivas e práticas do torcer), na manhã do dia 13, Ana Carolina vai apresentar resultados de pesquisa sobre projetos de mídia desenvolvidos por mulheres, como o Podcast das Marias, de torcedoras do Cruzeiro, e o podcast do coletivo Grupa, de fãs do Atlético Mineiro. “Essas iniciativas, que são recentes, abrigam também uma atuação política e desafiam o entendimento do senso comum sobre a presença de mulheres no universo do futebol”, conta.

Ana Carolina Vimieiro: experiência cotidiana
Foca Lisboa / UFMG

A mesa também vai abordar a sonoridade das torcidas dos estádios modernos, objeto de trabalho do professor Pedro Marra, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e a investigação de Renan Petersen-Wagner, brasileiro radicado na Inglaterra, que compara coberturas jornalísticas de grandes eventos em diferentes países.

O polêmico VAR, apresentado ao mundo na Copa da Rússia, em 2018, será o assunto de Carlos d’Andréa e Márcio Telles, da Ufes, que vão compor a segunda mesa do seminário (Entre o campo e as mídias: o árbitro de vídeo no futebol). “Observamos as diferenças, de um campeonato para o outro, entre os recursos tecnológicos, o comportamento de jogadores e torcedores. É constante a ressignificação do VAR, não apenas em campo, mas também na abordagem da TV e das mídias sociais”, explica d’Andréa, que está realizando pesquisa internacional em parceria com Markus Stauff.

Na terceira e última mesa (Esportes e audiovisual: dinâmicas contemporâneas), Tatiana Ushinohama, da Universidade Federal Fluminense (UFF), vai mostrar as mudanças históricas nas transmissões audiovisuais dos produtos do futebol e do basquete, incluindo os diversos elementos materiais que constituem essa produção e que, em geral, são desconhecidas do público. As professoras Geane Alzamora, da UFMG, e Lorena Társia, do UNI-BH, vão analisar as características – como as novas temporalidades – das coberturas transmidiáticas de eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, que incluem plataformas, aplicativos e redes sociais. Em pesquisa de campo, Lorena conheceu o planejamento da BBC para os Jogos de Londres (2012), e Geane, o da Rede Globo para a Copa de 2014, no Brasil. Rafael Fortes, da Unirio, vai tratar das transmissões em streaming, com foco em competições de surfe.

Novas experiências
Markus Stauff, que atua como pesquisador visitante por dois meses no Programa de Pós-graduação em Comunicação, vai abordar, entre outros tópicos, as formas como as tecnologias moldam a informação e o conhecimento sobre esportes e como as transmissões esportivas ajudam a introduzir as inovações tecnológicas. “As tecnologias contribuem para novas experiências do público, que se sente mais conectado. Além disso, os fãs estão constantemente avaliando os acontecimentos e têm suas opiniões ouvidas em diversas formas de interação”, comenta Stauff. Segundo ele, o assunto ainda é pouco discutido na academia, mesmo na Europa, e ele teve uma boa surpresa ao encontrar estudos no Brasil. A conferência de Stauff terá tradução consecutiva.

Markus Stauff: campo de estudos é pouco explorado
Foca Lisboa / UFMG

Outras informações, incluindo orientações para inscrição, estão disponíveis no site do seminário