Equipe de Taekwondo do CTE conquista 3 medalhas no Chile Open de Taekwondo 2019 | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Equipe de Taekwondo do CTE conquista 3 medalhas no Chile Open de Taekwondo 2019

17/09/2019 | 14:40

Por Thiago Peruch

O Chile Open de Taekwondo 2019 ocorreu nos dias 13 e 15 de setembro, na cidade de Viña del Mar. O evento é denominado G1 da Federação Mundial de Taekwondo, ou seja, evento oficial da entidade que vale pontos para o ranking mundial. Desta forma, trata-se de um alto nível técnico, com participação não só de atletas das Américas do Norte, Central e do Sul, mas também da Europa, Ásia e África, todos em busca de pontos para subir posições no ranking mundial.

A equipe APCEF/CTE-UFMG, que é uma parceria entre a Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal de Minas Gerais e o Centro de Treinamento, esteve presente na competição. Comandada pelos treinadores do CTE, Marcelo Gonçalves e Guilherme Loiola, dez atletas que treinam no Centro regularmente e dois atletas que fazem parte de sua preparação no local, totalizando uma delegação de 14 pessoas.

Eles trouxeram para o Brasil quatro medalhas, sendo uma de prata e três de bronze. A medalha de prata veio na categoria principal com Juliano Lima (categoria adulto até 58 kg). O atleta, que já tem um bronze em competição deste nível (G1 - Argentina Open em 2017), fez 4 lutas, derrotando lutadores titulares das seleções argentina e brasileira, perdendo apenas a final o atual titular da seleção chilena, Joaquin Sanches. Além do excelente resultado, Juliano foi cotado para receber a premiação de melhor atleta da competição, que acabou ficando com chileno que o derrotou na final.

A equipe do CTE representando o Brasil na competição.
Foto: MasTKD

Bruna Rocha foi outra atleta que conquistou medalha na categoria principal (categoria adulto até 49 kg). A lutadora venceu duas lutas e perdeu a semifinal para outra brasileira Edneia dos Santos . Esta foi sua primeira medalha em eventos oficiais da Federação Mundial.

Bruno Lima (categoria cadete até 49 kg) é da nova safra de atletas da equipe APCEF/CTE-UFMG e conquistou a medalha de bronze após perder a semifinal para o atleta titular da seleção chilena, Patrício Covarrubias, em sua categoria.

O atleta Marcos Toledo é da equipe Top Fitness (Caratinga-MG), mas complementa sua preparação aqui no CTE-UFMG. Marcos, que já foi atleta da Seleção Brasileira Cadete, conquistou sua primeira medalha em eventos oficiais da Federação Mundial agora no Chile. Ele competiu na categoria Junior até 68 kg e conquistou a medalha de prata.

Com estes resultados, a equipe APCEF/CTE-UFMG ajudou ao Brasil a conquistar o primeiro lugar geral na competição.

A equipe APCEF/CTE-UFMG de Taekwondo é coordenada pelo Supervisor do Taekwondo, Cristiano Arruda, que ficou a cargo de gerenciar toda a viagem. Já a comitiva que viajou para o Chile é liderada pelos treinadores Marcelo Gonçalves e Guilherme Loiola, que são responsáveis pela preparação técnica e física dos atletas.