APCEF/CTE da UFMG vence Brasileiro Caixa Sub-16 de Atletismo em Fortaleza | EEFFTO - UFMG

APCEF/CTE da UFMG vence Brasileiro Caixa Sub-16 de Atletismo em Fortaleza

26/09/2019 | 13:40

Por Filipe Guedes e Thiago Peruch

Resultado histórico, com 182 pontos, a Equipe de Atletismo do Centro de Treinamento Esportivo (CTE), federada pela Associação Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF) de Minas Gerais, conquistou o primeiro lugar geral do Brasileiro Caixa Sub-16, o masculino e também a disputa do feminino. Com a delegação de treze atletas, a equipe viajou para Fortaleza-CE, cidade-sede do campeonato, com muita esperança no resultado positivo, já que na competição de 2018, foram o segundo colocado.

Foram treze medalhas, todos os atletas que viajaram com a equipe APCEF/CTE conquistaram, ao menos, uma medalha. O destaque foi para a atleta Julia Victoria Vaz Gonçalves, que conquistou uma medalha de ouro e duas medalhas de prata.

Os atletas Davi Abdala, Julia Victoria e Maria Eduarda Dantas contaram um pouco da sua trajetória inicial no CTE e as suas reações ao resultado que tiveram no Brasileiro Caixa Sub-16.

Davi da Silva Fernandes Abdala - Ouro no Lançamento do Dardo e Prata no revezamento 4x75m.

Foto: Thiago Peruch/ Assessoria EEFFTO

História: "Eu cheguei no CTE por peneirada, que minha mãe viu no site da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO/UFMG) e me inscreveu. Nunca tinha praticado Lançamento de Dardo, mas tinha interesse no atletismo, como um todo. Ao entrar no Centro, fiz muito amigos e minha vida mudou bastante, o estudo me ajudou demais, principalmente quando eu consegui conciliar os dois”, falou.

Resultado: “Eu sabia que podia fazer um bom resultado, mas não esperava pela medalha de ouro. Agora é continuar. Como todo atleta, tenho o sonho de participar de uma Olimpíada”, declarou.

Julia Victoria Vaz Gonçalves - Ouro no revezamento 4x75m e Duas Pratas (75 m e 80 m com barreiras).

Foto: Thiago Peruch/ Assessoria EEFFTO

História: “Eu entrei no Centro ano passado. Cheguei no atletismo por meio da Ginástica Artística da UFMG e pelo treinador Roberto. Ele viu que tinha mais aptidão para o atletismo, já que era maior que as outras ginastas. E no mesmo ano eu conquistei o Campeonato Brasileiro e fui recordista dos jogos escolares. A equipe de atletismo me acolheu após alguns problemas pessoais, a perda do meu pai, principal incentivador do esporte. Mesmo com indícios de depressão, consegui ir ao Brasileiro e conquistar 3 medalhas”,  disse.

Resultado: “Minha expectativa era alta, depois do resultado do último ano. Apesar de todos os problemas que tive esse ano e não treinar direito, conquistar duas pratas e um ouro foi muito bom”, comentou.

Maria Eduarda Dantas de Matos - Duas Pratas (Lançamento de Disco e de Dardo).

Foto: Thiago Peruch/ Assessoria EEFFTO

História: “Quando eu entrei no CTE, eu não tinha a mínima ideia do que era o atletismo. Eu vim para a peneira e descobri que eu queria ser atleta de atletismo. Antes de entrar no Centro, eu só ia para a escola. Logo após entrar, eu achava essa rotina muito cansativa, mas agora está mais tranquila. Tenho um sonho de ir para Olimpíada e bater o recorde olímpico”, afirmou.

Resultado: “Para ir pro Brasileiro Caixa Sub-16, eu estava bem ansiosa, com um pouco de medo, já que era minha primeira competição brasileira. Mas fui focada e sabendo o que buscar. Eu queria o ouro, mas consegui duas pratas e o recorde                                                                                                               mineiro”, concluiu.

O CTE é um órgão complementar da EEFFTO. Os Projetos de "Formação de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa Aplicada ao Esporte de Alto Rendimento", e o "Paralímpico", com apoio do Ministério da Cidadania, da Secretaria de Esportes de Alto Rendimento do Governo Federal e do Comité Paralímpico Brasileiro (CPB), que atende atletas de alto rendimento, crianças e adolescentes.

O Centro conta ainda com a participação de docentes e discentes de graduação, mestrado e doutorado de áreas da educação física, fisioterapia, nutrição, medicina, entre outras, cumprindo o caráter indissociável entre ensino, pesquisa e extensão das práticas acadêmicas.

Confira todos os medalhistas da APCEF/CTE:

Ouro

Antonella Bustamante Zandona, Isabelle Mendes de Oliveira, Julia Victoria Vaz Goncalves, Laiza Goncalves dos Santos Serpa (Revezamento 4x75m);

Davi da Silva Fernandes Abdala (Lançamento do Dardo);

Kharly Evelyn Felix Oliveira (Salto com Vara);

Vitor Dias de Franca Baptista (Arremesso de Peso);

Prata

Bianca Moreira de Souza (Arremesso do Peso);

Davi da Silva Fernandes Abdala, Mayron Lucas dos Santos Gomes, Matheus Henrique Souza Santos, Hudson Emanoel Oliveira Nunes (Revezamento 4x75 metros);

Hudson Emanoel Oliveira Nunes (75 metros);

Julia Victoria Vaz Goncalves (75 metros e 80m com barreiras);

Maria Eduarda Candido Teixeira (Pentatlo Feminino);

Maria Eduarda Dantas de Matos (Lançamento de Dardo e de Disco);

Bronze

Maria Eduarda Candido Teixeira (Salto em Distância).