"Hipertrofia Muscular não Homogênea: Evidências e Perspectivas de Indução", foi tema do Encontro coma a Ciência e a Prática Profissional em Agosto | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





"Hipertrofia Muscular não Homogênea: Evidências e Perspectivas de Indução", foi tema do Encontro coma a Ciência e a Prática Profissional em Agosto

10/10/2019 | 17:23

Por Assessoria EEFFTO*

"Hipertrofia Muscular não Homogênea: Evidências e Perspectivas de Indução", foi o tema do Encontro com a Ciência e a Prática Profissional do Núcleo de Assessoramento à Pesquisa (NAPq) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO). Que teve como palestrante o professor Rodrigo César Ribeiro Diniz, do Departamento de Esportes. O evento ocorreu no Auditório Principal da EEFFTO, no dia 29 de agosto e reuniu mais de 100 participantes.

Rodrigo Diniz falou sobre a necessidade de especificar os resultados dos estudos direcionados a Hipertrofia Muscular não Homogênea. O docente explicou como ela é analisada.

"Depende do processo que é feito a medida dessa variável. Umas das perspectivas que tem se utilizado é a medida da imagem, então fazemos a imagem do músculo. Quando essa imagem é feita em um único ponto, falamos de uma hipertrofia mais geral, quando fazemos essa imagem em vários pontos e observa-se que em um determinado ponto, houve um aumento em relação a outro ponto, usamos o termo de hipertrofia não homogênea", disse.

Rodrigo Diniz é também pesquisador do Laboratório do Treinamento na Musculação (LAMUSC)

A compreenção sobre a definição de hipertrofia muscular não dever ser confundida como uma ação de cunho estético. O professor explicou as razões para evitarmos essa afirmação.

"Uma das principais formas de se medir a hipertrofia muscular é através dos exames de imagem (ressonância, ultrassom, etc.). Entretanto, vários estudos fazem esta imagem em um único ponto ao longo do comprimento muscular. Apesar desta informação ser importante, ela não fornece uma informação adequada da hipertrofia em todo músculo. Quando fazemos essa imagem em vários pontos ao longo do comprimento do músculo e observa-se que em um determinado ponto, houve um maior  aumento em relação a outro, usamos o termo de hipertrofia muscular não homogênea", argumentou.

*Fabiano Guieiro, Mariana Carolina e Iago Proença.