Sarandeiros realiza apresentação no Quarta Doze e Trinta | EEFFTO - UFMG

Sarandeiros realiza apresentação no Quarta Doze e Trinta

01/10/2019 | 16:10

Por Mariana Silva e Bruno Feire

No dia 25 de setembro, o grupo de dança Sarandeiros da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) apresentou o espetáculo Amazônia, no Quarta Doze Trinta. O evento que ocorreu na Praça de Serviços da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), prestou uma homenagem à região amazônica, que é composta pelos estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Acre, Roraima, Rondônia, Amapá, Maranhão e o Mato Grosso.

No evento, 30 dançarinos se revezaram em apresentações para abordar à maior floresta tropical do mundo, através de danças típicas da região e referências culturais. Ana Lúcia Tavares e Mariana Gomes, dançarinas do Grupo, participaram do espetáculo e destacaram sobre a importância de falar a respeito da  Amazônia, no atual contexto da sociedade.

Para Ana Lúcia, o espetáculo é um modo de dar visibilidade ao assunto.
Foto: Assessoria EEFFTO/Mariana Silva

Ana Lúcia, iniciou no Sarandeiros em 2010, no Colégio Santo Agostinho. Segundo ela é muito importante abordar a região amazônica, já que, normalmente, a sociedade não trata o assunto com tanta importância, justamente, devido ao fato de que a Amazônia, não abrange nossa localidade.

Para Mariana, a apresentação é um modo de homenagear e também, representar toda região, que por vezes, não tem a atenção das pessoas e que essas, não têm ideia da gravidade de tudo o que vem acontecendo. Ela ainda disse que, a Amazônia é super-rica de influência indígena, africana e europeia, uma região que abrange diversas culturas. Uma cultura que pertence a todos e que deve ser respeitada.

Mariana participa do Sarandeiros há mais de 11 anos.
Foto: Assessoria EEFFTO/Mariana Silva

"A região amazônica é um lugar maravilhoso, que tem uma cultura maravilhosa e temos que ter uma atenção especial. Hoje trouxemos apenas o lado artístico, mas têm outros aspectos políticos envolvidos que comprometem a realidade da Amazônia e nós precisamos pensar nisso", disse Mariana.

O evento foi aberto ao público e contou com a presença dos alunos. Ana Flávia, que é estudante de Relações Públicas, acompanhou o espetáculo e relatou que foi assistir uma amiga e não sabia do intuito da apresentação, mas achou muito interessante, pois é necessario falar sobre a questão da Amazônia, agora.

"Achei muito incrível a apresentação, gosto muito do Sarandeiros e inclusive já conhecia o grupo"
Foto: Assessoria EEFFTO/Mariana Silva

O Grupo Sarandeiros, que tem como diretor geral o professor Gustavo Côrtes, vem promovendo a cultura popular brasileira na Universidade, há 39 anos.