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EEFFTO recebeu a XXII Edição do Encontro de Extensão e a XXVIII Semana de Iniciação Científica

10/10/2019 | 13:15

Por Assessoria EEFFTO*

Nessa segunda, 07 de outubro, foram realizadas a XXII Edição do Encontro de Extensão e a XXVIII Semana de Iniciação Científica, que fazem parte do III Encontro da Pesquisa com a Extensão da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO). O encontro é parte da 28º Semana do Conhecimento da UFMG. No evento, discentes da EEFFTO e de outros cursos que desenvolvem pesquisas científicas e ou participam de projetos de extensão na Unidade apresentaram seus trabalhos.

A aluna do curso de Fisioterapia, Tainá Ribeiro apresentou pesquisa com temática "Comparação por sexo da Severidade de lesões e doenças em jovens atletas brasileiros de judô e identificação das regiões corporais mais frequentemente acometidas durante uma temporada esportiva. Estudo prospectivo de 25 semanas com 161 jovens judocas", sob orientação dos docentes Juliana de Melo Ocarino e Renan Alves Resende. Ela explicou sobre os resultados do estudo.

 

“Eu vejo a Semana do Conhecimento como uma oportunidade de conhecer todos os projetos que estão sendo realizados dentro da Universidade.”
Foto: Thiago Peruch/ Assessoria EEFFTO

“Em relação aos resultados, a gente encontrou o que esperava. E a minha expectativa que ele possa ajudar em novos estudos que visam identificar o porquê desses locais serem mais acometidos, o porquê que o grupo feminino foi mais lesionado que o masculino e até mesmo para informar os grupos, as equipes e profissionais envolvidos no Judô, que as mulheres precisam de um tratamento adequado para reduzir essa severidade”, contou.

Vicente Pompeu, discente do 7º período do curso de Psicologia da UFMG, participa do Projeto de Psicologia do Esporte do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG que realiza trabalho com os atletas do CTE. Vicente, acompanha a equipe de salto à distância, com vara em altura e equipe de provas combinadas, mais especificamente, de pentatlo, heptatlo e decatlo. Segundo ele, o projeto permite o contato direto com os atletas, no qual pode ser realizado pesquisas e também desenvolve a capacidade técnica, por meio de apresentações e reuniões.

Para Vicente, apresentar na semana do conhecimento faz com que seja possível divulgar o trabalho, para que o projeto tenha continuidade e assim mais pessoas possam ter conhecimento e fazer parte
Foto: Iago Proença/ Assessoria EEFFTO

“O trabalho do psicólogo do esporte é entender como que os fatores psicológicos vão influenciar no desempenho esportivo. O projeto atende desde crianças de 8 anos até adultos, passando das categorias de base até o alto rendimento. Eles treinam até 4 horas por dia, semanalmente e o psicólogo do esporte ajuda o atleta a fazer a rotina, um acolhimento, o desenvolvimento de técnicas de relaxamento, de ativação, mentalização. Essas técnicas que são muito importantes para um bom desempenho em uma competição. A gente busca, fazer com que o atleta busque o seu melhor, trabalhe e atinja seus objetivos e suas metas”, relatou.

O coordenador do Centro de Extensão da Escola, professor Franco Noce relatou sobre os impactos das ações de extensão da EEFFTO na comunidade interna e externa. Ainda segundo o docente a Unidade tem um aspecto muito forte, tanto em teor da questão do impacto social de suas atividades quanto da questão de indissociabilidade, na qual são atendidos os preceitos da extensão, da pesquisa e do ensino. Ele ainda afirmou que os projetos tem uma grande capacidade de preparar os alunos para o mercado de trabalho, através do atendimento à comunidade e a preparação de projetos de pesquisa.

Franco Noce é professor do Departamento de Esportes da EEFFTO
Foto: Thiago Peruch/ Assessoria EEFFTO

"Tive uma boa impressão das apresentações hoje, acho que os projetos que foram apresentados em minha presença, estavam muito bem preparados, muito bem alinhados, com toda proposta. A gente fica muito feliz, porque os professores e os alunos têm se empenhado bastante no aprimoramento das atividades de extensão.", disse.

A professora Christina Danielli Coelho de Morais Faria é coordenadora do Núcleo de Assessoramento à Pesquisa (NAPq). Ela destacou a importância das pesquisas científicas no processo de evolução do conhecimento e que elas têm um impacto nas práticas profissionais, quando ponderadas sobre a prática profissional baseado no conhecimento científico, e as práticas profissionais, nos cursos da EEFFTO, têm um efeito direto na sociedade, uma vez que a Escola presta serviço de atendimento à sociedade.

“Nós temos um impacto importante na formação desses alunos, que têm a oportunidade de vivenciar o processo de desenvolvimento do trabalho científico e parte desse processo é a apresentação do trabalho”.
Foto: Mariana Silva/ Assessoria EEFFTO

"Achei muito interessante o fato de que os alunos da graduação e pós-graduação da Escola, de outras instituições de ensino superior e os professores, vieram assistir à apresentação. Esse ano, eu percebo que teve um movimento maior e isso é muito bom, porque se toda unidade está envolvida, teremos uma forma de divulgar mais esse conhecimento. Nesse ano, alguns professores que foram avaliadores, já comentaram comigo o que acharam dos trabalhos, os alunos estão mais preparados e apropriados dos trabalhos, que estavam sendo apresentados”, afirmou.

A docente do Departamento de Fisioterapia da Unidade, comentou ainda sobre o motivo para uma melhora na preparação para o evento de 2019 em comparação com o evento de 2018. 

“Esse ano, nós olhamos nos horários quais professores que davam aula na terça-feira e também quais professores que davam aulas para as disciplinas que poderiam ter um interesse mais direto nos trabalhos que estavam sendo apresentados, como as disciplinas de Metodologia, as disciplinas de Estágio Clínico. Nós procuramos esses professores e explicamos sobre a importância do evento, como o evento estava sendo organizado. Esses professores acharam interessante vincular alguma atividade da disciplina à apresentação. Com isso, os alunos se sentiram mais motivados. Acredito que foi mais por causa disso que tivemos esse movimento maior”, finalizou a professora Christina Faria.

Os trabalhos que forem melhor avaliados, serão apresentados na Semana do Conhecimento da UFMG, que será realizada na próxima semana.

*Iago Proença, Mariana Silva e Thiago Peruch